Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 28 Abr 2022
15 de Maio será especial no Sameiro!
Arquidiocese convocada para o Sameiro nos 40 anos da visita de São João Paulo II.
  © DR

No próximo dia 15 de Maio celebram-se, no Santuário do Sameiro, três efemérides: os 40 anos da vinda do Papa São João Paulo II ao Sameiro, a peregrinação anual das crianças da catequese e uma homenagem a D. Jorge Ortiga, Arcebispo emérito que, durante 34 anos, serviu a Igreja arquidiocesana bracarense.

Às 14h00 dá-se a concentração das crianças da catequese e dos alunos do Colégio João Paulo II junto ao cruzeiro, na Avenida. Meia hora depois, começa a procissão das crianças rumo à Basílica, com passagem diante de Nossa Senhora, onde entregarão um desenho previamente feito, alusivo à família e com uma prece sob a mesma intenção, e visita à relíquia do Papa São João Paulo II.

Pelas 15h30 é celebrada Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro. No final da eucaristia, acontece a homenagem a D. Jorge Ortiga, Arcebispo emérito.

Os desenhos dos alunos da catequese serão expostos no recinto onde a Eucaristia será celebrada, "qual coro de vozes ao céu erguidas em favor dessa instituição basilar da sociedade que é a família", afirma o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro.

A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro pede assim "a comparência de todos os cristãos, para que o dia seja de verdadeira festa e viva seja a gratidão para com quantos, com assinalável generosidade, foram e vão construindo o reino de Deus".

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva