Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 12 Jul 2022
Francisco desafia jovens europeus a fazerem-se ouvir
Na mensagem para a Conferência Europeia da Juventude, o Papa também desafia a “transformar o ‘Velho Continente’ num ‘continente novo’”.
  © CNS/Reuters

O Papa desafiou esta segunda-feira os jovens europeus a fazerem-se ouvir para mostrar ao mundo “um novo rosto” do continente, e lançou o convite à participação na Jornada Mundial da Juventude de 2013, em Lisboa.

Numa mensagem , que decorre em Praga até 13 de Julho, Francisco disse que, se não vos ouvirem, gritai ainda mais forte, fazei barulho, tendes todo o direito de dar a vossa opinião sobre o que diz respeito ao vosso futuro”.

O Santo Padre convidou também os jovens europeus a participar na JMJ de 2023, realizada entre 1 e 6 de Agosto em Lisboa, definindo o evento como o local “onde podereis partilhar os vossos sonhos mais belos com jovens de todo o mundo”.

Desafiando também a “transformar o ‘Velho Continente’ num ‘continente novo’”, o Papa Francisco declara que deve haver solidariedade para com todos, não só com quem se parece comigo ou mostra uma imagem de sucesso, mas também com aqueles que sofrem, independentemente da sua nacionalidade e condição social”.

Francisco pediu que os jovens tenham um “olhar amplo, aberto” e que sejam capazes de ver mais além”, e destacou o Pacto Educativo Global, que lançou em 2019 como uma aliança entre os educadores de todo o mundo com a finalidade de educar as gerações jovens para a fraternidade”. Em jeito de auto-reflexão, acrescentou que, vendo como está a andar este mundo guiado por adultos e idosos, parece que deveríeis antes ser vós [os jovens] a educar os adultos para a fraternidade e a convivência pacífica”.

O líder da Igreja Católica encorajou os jovens a ser empreendedores, criativos e críticos”, porque quando um professor tem alunos exigentes, críticos e atentos nas aulas, sente-se estimulado a empenhar-se mais e preparar melhor as lições”.

Para o Papa, o objectivo principal do Pacto Educativo é que todos procurem “uma vida mais fraterna, baseada não na competitividade, mas na solidariedade”, e alertou para a necessidade de uma formação de excelência, que não se limite a “escolas de elite”.

Elogiando o compromisso das novas gerações na defesa do ambiente, o Santo Padre propôs a todos “uma vida digna, mas sóbria, sem luxo nem desperdícios, para que todos possam habitar o mundo com dignidade”, e lembrou a urgência de “reduzir o consumo não só de combustíveis fósseis, mas também de muitas coisas supérfluas”, assim como a conveniência de, em certas regiões do mundo, consumir menos carne” para ajudar a salvar o meio ambiente”.

2022 é o Ano Europeu da Juventude.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social