Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 7 Set 2022
Papa Francisco: “É preciso ouvir o próprio coração”
O Santo Padre, na audiência geral desta quarta-feira, continuou a sua catequese sobre o discernimento.
  © Vatican News

“É preciso ouvir o coração”, afirmou o Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira.

Continuando a sua catequese sobre o discernimento, o Sumo Pontífice explicou que “para conhecer o que acontece, qual decisão tomar ou para julgar uma situação” é preciso “ouvir o próprio coração”.

“Ouvimos a televisão, a rádio, o telemóvel, somos mestres da escuta, ‘Vocês ouvem o próprio coração?’”, questionou.

A catequese foi inspirada na vida de Santo Inácio de Loyola, quando este foi ferido numa perna, episódio que o levou a um período de convalescença. Foi durante esse tempo que o Santo se dedicou à leitura que o levou à conversão.

Francisco explicou que Inácio de Loyola “adorava cavalaria, mas em casa só havia livros sobre a vida de santos”. Apesar da “relutância”, o Santo começou a interessar-se por figuras como São Francisco e S. Domingos, sentindo o desejo de imitá-los.

O santo Padre concluiu que “Deus trabalha através de acontecimentos não programáveis, e até nos contratempos”, por isso, aconselhou os fiéis a estarem atentos às coisas inesperadas e a analisarem essas situações, aprendendo assim a discernir se “é o Senhor a falar ou o diabo”.

Também Durante a audiência geral, Francisco fez alusão à Guerra na Ucrânia afirmando que “hoje estamos a viver uma guerra mundial”. Apelou para que todos sejam “construtores da paz e rezem para que no mundo sejam difundidos pensamentos de concórdia e reconciliação”

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social