Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 7 Set 2022
Sacerdote português contribui para o Documento para a Etapa Continental
Na lista dos especialistas encontra-se o nome do Pe. Paulo Terroso, sacerdote da Arquidiocese de Braga e membro da Comissão de Comunicação do Sínodo.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Documento para a Etapa Continental (DTC) do Sínodo – também conhecido como Instrumentum Laboris 1 – será, segundo a Secretaria Geral, “o instrumento para continuar a ouvir, dialogar e discernir a Etapa Continental do processo sinodal”.

“A sua redacção será o resultado de uma atenta leitura e reflexão das sínteses recebidas pela Secretaria Geral do Sínodo por uma equipa de especialistas seleccionada dos 5 continentes com diferentes competências e perspectivas”, pode ler-se no documento de apresentação da Etapa Continental.

A publicação do DTC está prevista para o final de Outubro, início de Novembro de 2022. O processo de redacção, “que se desenvolve num clima de escuta, oração e discernimento”, irá compreender três fases.

Na primeira, designada por “Fase de Preparação”, os especialistas já terão lido os documentos recebidos. Cada contribuição individual será lida por pelo menos quatro pessoas diferentes para “garantir uma abordagem ao texto com diferentes sensibilidades e habilidades”, refere a Secretaria.

Na “Fase de Redacção”, que se aproxima, os especialistas irão trabalhar juntos “num clima de recolhimento, oração e discernimento”,  numa estrutura religiosa perto de Frascati, não muito longe de Roma. 

“A metodologia que será adoptada poderia ser definida como um «acordeão», pois inclui momentos de silêncio e oração, apresentações intercaladas e diálogos em plenário ou grupos”, pode ler-se no documento, que aponta o início desta fase para 21 de Setembro. 

Segue-se a “Fase de Verificação”, em que o texto elaborado pelos peritos será partilhado com outros peritos que integram as comissões da Secretaria e submetido aos Membros do Conselho Ordinário, que, além de propor emendas, deverá aprová-lo.

Na lista dos especialistas, que pode ser consultada aqui, encontra-se o nome do Pe. Paulo Terroso, sacerdote da Arquidiocese de Braga e membro da Comissão de Comunicação do Sínodo.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190