Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News | 12 Set 2022
Catequistas em Roma para o III Congresso Internacional
Mais de 1400 catequistas participaram no III Congresso Internacional de Catequese. “Testemunho" na transmissão da fé foi o tema central do encontro.
  © Vatican News

O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, dia 10 de Setembro, os participantes do terceiro Congresso Internacional de Catequese. O encontro, que reuniu cerce de 1400 catequistas, decorreu na Sala Paulo VI, no Vaticano. O Santo Padre agradeceu aos participantes o "empenho na transmissão da fé", referindo que esta missão é uma “responsabilidade" importante para com as crianças, jovens e adultos que "pedem para realizar um caminho de fé”.

Recorde-se que, destacando o papel desempenhado pelos catequistas, o Sumo Pontífice instituiu formalmente, no dia 10 de Maio de 2021, o “ministério” de catequista, através do Motu proprio Antiquum ministerium.

Francisco fez votos que não se perca o entusiasmo demonstrado pelos participantes do congresso: “Por favor, não se cansem de ser catequistas".

Apesar de tudo, o Papa sublinha que é necessário encontrar as melhores formas para que a comunicação da fé seja “adequada” à idade e à preparação das pessoas que nos ouvem. Mas sobretudo, é decisivo "o encontro pessoal que temos com cada um deles", porque este "abre o coração para acolher o primeiro anúncio e desejar crescer na vida cristã com o dinamismo que a catequese nos permite realizar”.

Ainda sobre o testemunho e a vocação, o Santo Padre lembra que os catequistas “são chamados a tornar visível e tangível a pessoa de Jesus Cristo, que ama cada um”, pedindo para que estes “nunca se afastem desta fonte de amor, porque é a condição para ser felizes e cheios de alegria sempre e apesar de tudo”.

Por fim, o Papa Francisco afirmou estar certo de que “este caminho levará muitos dos participantes do congresso a descobrir plenamente a vocação de ser catequista e, portanto, pedir para entrar no ministério”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social