
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
O Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH) manifestou, esta quarta-feira, a sua preocupação com a sustentabilidade das Instituições Sociais.
D. José Traquina reconhece que “a situação é muito complicada”.
O Bispo reconhece que “estamos a viver um momento em que é difícil vislumbrar a sustentabilidade das instituições. Algumas, pela sua grandeza e capacidade de resposta, necessitam da atenção do Ministério (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), porque não se trata de uma ajuda pontual, mas uma resposta organizada”.
No final do 34º Encontro de Pastoral Social, que decorreu em Fátima, o responsável reconheceu que algumas instituições estão a vender “património para conseguir sobreviver”. Acrescentou ainda que o Estado conta com as respostas dadas pelas Instituições Sociais, “respostas que não dá nos seus serviços” e que são realizadas “pelos mínimos de custos”.
“Temos tido capacidade e acolhimento da ministra da Segurança Social que tem mostrado capacidade de diálogo para olhar os problemas e dialogar sobre eles. Espero que essa capacidade se mantenha com objetividade e realismo, dando às instituições meios e capacidade para responder à realidade”, adiantou.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190