Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com ECCLESIA | 25 Out 2022
Papa encerra encontro inter-religioso pela Paz
Iniciativa da Comunidade de Santo Egídio congrega responsáveis de várias confissões.
  © Lusa/EPA

O Papa Francisco vai encerrar, esta terça-feira, o encontro inter-religioso “O Grito da Paz”. A iniciativa decorreu no Coliseu de Roma promovida pela comunidade católica de Santo Egídio.

O evento é inspirado no encontro de responsáveis religiosos promovido por São João Paulo II, na cidade italiana de Assis, em 1986.

Em nota, a comunidade refere que “neste momento trágico que a Europa e o Mundo estão a passar, há necessidade de enviar uma forte mensagem de esperança e confiança no futuro. O mundo global precisa urgentemente de uma arquitetura de diálogo que proteja e afirme a paz, sempre e em todos os contextos”.

“Hoje, o «espírito de Assis», que é um espírito de diálogo e amizade capaz de envolver líderes religiosos, políticos e pessoas comuns na construção da paz em todas as latitudes, parece ser cada vez mais necessário”, assinala a Comunidade de Santo Egídio.

O encontro teve início no domingo, e reuniu líderes religiosos e representantes de povos e culturas dos cinco continentes no Centro Congressos de La Nuvola, na capital italiana.

Entre os conferencistas estiveram Emmanuel Macron, D. José Tolentino de Mendonça, D. Matteo Zuppi, David Rosen e Muhammad bin Abdul Karim Issa.

Durante as várias sessões foram evocadas, em particular, as guerras na Ucrânia e na Síria, os desafios da crise migratória e o combate às alterações climáticas.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social