
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
A Catedral de Bragança está profundamente ligada ao culto da Virgem Santa Maria, desde logo pela dedicação do templo a “Nossa Senhora Rainha”. A mais expressiva representação iconográfica de Maria que aqui encontramos é, porventura, a “Pietà”, da autoria do mestre escultor alfandeguense, José Rodrigues. Trata-se de uma imagem, em bronze, da “mater dolorosa” com o Filho morto em seu colo, cujos traços e formas comportam marcas do ser e do sentir transmontanos. Da profunda tristeza e desolação da Mãe que sustém o corpo de seu Filho, emerge, para o Povo de Deus, a esperança e a consolação da Vida renascida.
Hoje a Igreja celebra a memória da Apresentação da Virgem Santa Maria. A Fé é colocada no centro desta celebração: a Fé presente em Maria desde a infância e manifestada no seu “fiat”, ao longo da vida de seu Filho, junto da cruz e depois da ascensão.
Inspirados pela beleza da Pietà da Catedral de Bragança, colocamos sob o manto de Maria a missão dos pastores da Igreja e, particularmente, a de D. Delfim Gomes. Rezemos à Mãe dos sucessores dos Apóstolos, invocando a prece que o Papa Francisco proferiu junto dos Bispos de Itália, em 23 de maio 2013:
“Mãe da beleza, que floresce da fidelidade ao trabalho quotidiano, desperta-nos da inércia da indolência, da mesquinhez e do derrotismo.
Reveste os Pastores daquela compaixão que unifica e integra: descobriremos a alegria de uma Igreja serva, humilde e fraterna.”
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190