Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
D. Nuno Almeida | Senhora da Cruz - Barcelos| 5 Fev 2023
"Sal da Terra, Luz do Mundo"
Homilia de D. Nuno Almeida na Eucaristia de receção dos Símbolos da JMJ em Barcelos.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Comunicação JMJ Braga

Usamos muito a imagem da luz, para falar da alegria da nossa fé e da nossa missão. E é com alegria, que voltamos a ouvir Jesus dizer-nos: Vós sois a luz do mundo! Sois uma luz para o mundo!

Hoje prestemos também atenção noutra imagem, a do sal! «Vós sois o sal da terra», diz-nos Jesus. Para compreendermos melhor o evangelho deste domingo, recordemos a importância que tinha o sal no mundo antigo. Nos ouvidos dos ouvintes de Jesus esta imagem despertava, certamente, grande entusiasmo, que tanto nos falta, hoje (não havia arcas frigoríficas): Para além de servir de condimento, de dar gosto e sabor às coisas da Vida, no mundo antigo:

• É o sal, que serve de condimento; dá gosto e sabor às coisas da Vida.
• É o sal, que purifica, eliminando as impurezas;
• É o sal, que conserva os alimentos;
• É o sal, que preserva da corrupção;
• É o sal, que cura as feridas mais profundas;
• É o sal, que sela os compromissos mais solenes!
• O sal tinha muito valor, era uma grande riqueza. Chegou a ser moeda de troca e de pagamento. Ainda hoje, dizemos “salário”…

Que têm de comum as duas imagens do «sal» e da «luz»? Se a luz ou o sal permanecerem fechados não servem para nada. Permanecer isolado num recipiente, fechado no saleiro não serve para nada.

Assim, fica claro: Um cristão, uma Igreja isolada do mundo não podem ser nem sal nem luz. O Papa Francisco faz-nos reparar que a Igreja vive hoje muito curvada e fechada em si mesma, paralisada por medos, demasiado alheada dos problemas e sofrimentos, quando devia estar no meio do mundo, pronta a dar sabor à vida atual e para lhe oferecer a luz genuína do evangelho. Sua reação foi imediata: Temos de sair para as periferias. Diz ele: “cada cristão e cada comunidade há de descobrir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamamento: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). E o Papa insiste uma e outra vez: “Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às consciência é que haja tantos irmãos nossos, que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida” (EG 49).

Diante dos símbolos da JMJ (Cruz e Ícone de Nossa Senhora) aceitemos o grande desafio: levar o sal e a luz, a alegria e o sabor do evangelho, aos lugares mais difíceis, às pessoas mais distantes.

Das muitas coisas que Cristo e a Igreja pedem aos jovens, sublinho três: disponibilidade, diferença, decisão.

1.Disponibilidade para procurar a vida em plenitude. Talvez tenhamos caído numa espécie de anemia da vida interior, que nos impede de experimentar e viver a vida, de cada momento, de maneira mais intensa, gozosa e fecunda! Por isso, eu pergunto: Onde está afinal o sal dos cristãos? Onde há cristãos capazes de contagiar o seu entusiasmo aos outros? Não se tornou demasiado insossa a fé? Colocamos na sociedade de hoje “uma pitada de sal” do evangelho, que dê sabor à vida, algo que a purifique, cure e liberte da decomposição espiritual e do egoísmo brutal e insolidário? Se fomos os primeiros a receber a alegria de Cristo, não deixemos de irradiar a sua luz, de espalhar o seu sal!

2.Ousemos a diferença que se experimenta na fidelidade ao Evangelho. Em vez de um cristianismo, mais açucarado ou descafeinado, ponhamos mais uma pitada de sal na nossa vida cristã, uma força de juventude, para que este sal novo nos livre de nos tornarmos cristãos mortiços, amorfos, com cara de vinagre, de funeral ou de 7.º dia. Com Cristo Vivo e Ressuscitado em nós e no meio de nós, sejamos, antes, essa pequena porção de cristãos que, misturados no meio da nossa terra como o sal na comida, são capazes de fazer toda a diferença! Lado a lado com todos os jovens de boa vontade. Companheiros de todos os homens e mulheres de boa vontade! Contemplemos a Cruz e o Rosto de Maria e caminhemos espiritualmente lado a lado fraternalmente de mãos dadas.

Aceitai, queridos jovens, as interpelações fortes que o Papa Francisco vos faz: 1.“Vós sois artesãos de Futuro, plantai sementes de esperança, andai contra a corrente (fazei barulho!), transformai uma parede em horizonte. 2.Sempre juntos: jovens e idosos, futuro e memória 3.Deixai-vos amar e ser amados 4.Não basta ir vivendo: vivei! 5.Não sejais jovens no sofá, mas jovens com sapatos calçados 6.Tende sempre coragem de querer mais

3.Tomemos a decisão de nos deixarmos acompanhar por Jesus Vivo, como no caminho de Emaús.

O nosso mundo, envolto nas trevas da tristeza, da guerra, da indiferença, precisa de ver a Luz de Cristo, refletida no rosto e na vida dos cristãos. Não retenhamos, nem escondamos a luz da fé, na sombra dos nossos espaços individuais. Façamo-la resplandecer no mundo, dando-a aos outros, mediante a prática das boas obras. Se não iluminarmos ninguém, também nos apagaremos a nós. Uma fé que não se apega, apaga-se(Pe. António Vieira)!

Pelo contrário, quanto mais ilumina… mais a luz da fé se reforça e irradia. Precisamos de cristãos iluminados e luminosos, radiantes e irradiantes, quais vitrais refletores da Luz que recebem de Cristo. Deus nos livre de cristãos apagados, sem luz, sem o brilho da fé nos olhos e a luz do amor em duas mãos cheias de boas obras! Tomemos a decisão de sair da nossa zona de conforto, sair de nós mesmos. Saiamos, pois, por toda a parte, para dar sabor e curar a vida triste e ferida de tantas pessoas. Saiamos, iluminados pelo Evangelho, para que nenhuma periferia fique privada desta luz! Mais vale acender uma luz do que maldizer a escuridão!

Maria não se fecha em casa, não Se deixa paralisar pelo medo ou o orgulho. Maria não é daquelas pessoas que, para estar bem, precisam dum bom sofá onde ficar cómodas e seguras. Não é uma jovem-sofá! Vendo que servia uma mão à sua prima idosa, Ela não perde tempo e põe-Se imediatamente a caminho.

Como a jovem Maria, podeis fazer com que a vossa vida se torne instrumento para melhorar o mundo. Jesus chama-vos a deixar a vossa marca na vida, uma marca que determine a história, a vossa história e a história de muitos. Felizes vós, queridos jovens, que encontrastes Jesus de Nazaré e O quereis seguir sem medo, sendo semeadores de esperança! Que tendes Maria de Nazaré por Mãe e Guia!

† Nuno Almeida, Bispo Auxiliar

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190