Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Ecclesia - PR/HM/CB/OC | 13 Mar 2023
Francisco: Um pontificado que vale mais do que uma década
Responsáveis portugueses testemunham impacto da liderança do primeiro pontífice sul-americano
PARTILHAR IMPRIMIR
No dia de sua eleição à Cátedra de Pedro, o Papa Francisco saúda os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro © Vatican Media

O Papa Francisco completa hoje 10 anos de pontificado, um dia de celebração do papado mas também de análises e comentários ao seu papel, ação e intervenção na Igreja Católica e também na sociedade.

“Estes 10 anos correspondem a dezenas de anos, noutros pontificados. Tudo aquilo que aconteceu, mas, sobretudo, o dom e a graça da sua pessoa e de ele ser dócil ao Espírito Santo para este tempo, ser um homem da coragem da esperança, de construtor de pontes, da fraternidade, da amizade, deste dilatar do coração, e que nos contagia a todos é inspirador no exercício do meu ministério”, disse o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, à Agência ECCLESIA.

O cardeal Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa alemão, assumindo o inédito nome de Francisco; é também o primeiro Papa jesuíta e o primeiro pontífice sul-americano na história da Igreja.

“Como ele tanto sublinha nos encontros pessoais, e que nos anima na coragem, na confiança, na humildade da nossa própria missão e de propor o Evangelho a partir do próprio Evangelho, não é das nossas teorias ou das teses, ideias iluminadas, mas a partir do seguimento de Cristo”, sustentou D. José Cordeiro.

O arcebispo revela que, às vezes, quando sente “algum cansaço” se e lembra de imediato do Papa Francisco, que o renova “também nessa esperança” que lhe faz experimentar que “tudo é graça”.

D. José Cordeiro aponta à JMJ Lisboa 2023, como um momento de esperança para toda a Igreja. “O Papa Francisco ao ser o primeiro peregrino a inscrever-se para a Jornada Mundial da Juventude, e na celebração do 10.º aniversário, marca um tempo novo, uma mudança de época”, refere.

Para João Manuel Duque, pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), existe muita coisa a destacar de 10 anos de pontificado, “até do seu ponto de vista teológico, da sua posição”, são percursos teológicos já conhecidos, mas que “se tornaram agora mais no coração romano da Igreja através do Papa Francisco”.

“Muito pessoalmente, aprecio de uma forma especial a descontração, a sua mão firme também, é certo, mas a descontração com que assume a tarefa do Papado”, partilhou o teólogo do Centro Regional da UCP em Braga.

João Manuel Duque explicou que a “imagem demasiado estática, e até quase absoluta do Papado”, que se colocavam nos Papas em todos os anteriores, “em certa medida, são frutos do seu tempo”, tornou-se agora “mais descontraída”, o que “é muito benéfico para a Igreja que alivia o peso também da centralidade romana e do peso romano”.

Já o assistente do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES), cónego Eduardo Duque, fala em “10 anos de grande relevância”, em que o Papa Francisco “abanou a estrutura muito no seguimento, daquilo que o Papa Bento já vinha a fazer”, isto é, a colocar um sopro do Espírito Santo muito vivo, muito dinâmico na Igreja.

“É preciso abanar a Igreja. Creio que o Papa Francisco vem precisamente fazer isso, ou veio precisamente, e está, precisamente, com os diferentes sínodos. Recordo muito bem o Sínodo dos Jovens, em 2018, dedicado aos jovens, à fé e ao discernimento vocacional, em que ele convocou os jovens a participar, o que é que os jovens querem dizer à Igreja”, assinalou o cónego Eduardo.

O sacerdote da Arquidiocese de Braga destaca que Francisco convocou um sínodo “para ouvir o que é que os jovens têm a dizer”, e, agora, com o sínodo sobre a sinodalidade, que a Igreja Católica vive desde outubro de 2021, até ao mesmo mês de 2024, “ele quer uma Igreja comunhão”.

“Nós, muitas vezes, somos uma Igreja bastante enclausurada, em salas muito distantes, muito fechadas, muito egoístas. Isso é uma forma de escorregarmos quase para aquilo que a sociedade quer”, observou.

Neste contexto, o cónego Eduardo Duque, professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, no Centro Regional de Braga, afirma que a sociedade não está preocupada, “ou parte da sociedade, possivelmente não lhe interessam os valores da Igreja”, mas se a Igreja quer estar a acompanhar os tempos de hoje, “tem de falar a gramática dos jovens, tem que falar a gramática dos tempos contemporâneos”.

“Creio que é essa a linguagem que o Papa Francisco tem trazido. Tem trazido uma grande abertura de ar fresco à Igreja. Talvez seja necessário, agora, cada um de nós, perceber, entrar na dinâmica do Santo Padre, isto tem de ser uma dinâmica conjunta, isto não poder ser de uma, de duas, ou três pessoas, ou estruturas”.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936; filho de emigrantes italianos, trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em filosofia e teologia.

Tem como lema ‘Miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “Olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.

Ondina Matos, leiga da Diocese de Aveiro, considera que o Papa Francisco veio trazer “uma proximidade grande da Igreja em relação à figura do Papa”, uma Igreja mais próxima das pessoas, “que tem uma preocupação real com as pessoas”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, explicou que a marca desta Papa é a de uma “Igreja que se preocupa verdadeiramente com as pessoas” e uma Igreja que olha para fora de si”.

“Duas marcas que vejo no Papa Francisco: vê a Igreja muito preocupada com a realidade das pessoas e uma Igreja em saída”, sublinhou a entrevistada que integra o Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a JMJ Lisboa 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190