27 abril 2023

Faleceu o Pe. João Manuel Moreira Bastos

Fotografia

A missa exequial é celebrada sexta-feira, 28 de abril, às 10 horas, em Borba da Montanha, Celorico de Basto.

Faleceu, esta quarta-feira, dia 26 de abril, o Pe. João Manuel Moreira Bastos.

Nascido a 29 de julho de 1927 em Borba da Montanha, no arciprestado de Celorico de Basto, foi ordenado sacerdote a 27 de setembro de 1953.

Foi pároco de Monte Redondo, Arcos de Valdevez (1954-1957) e de Regadas, Fafe (1958-1962). Lecionou Português e Filosofia no colégio D. Diogo de Sousa em Braga.

Entre 1964 e 1974 – Foi para Moçambique, mais precisamente para a cidade de Maputo. Lecionou, Português, Psicologia e Filosofia, na Escola Industrial de Lourenço Marques.

Neste período também prestou assistência religiosa no hospital Sanatório da Machava e na cadeia de presos políticos como Capelão.

Em 1972 passou pelo colégio D. Dinis, em Lourenço Marques.

Em 1974 aceitou o convite para integrar o Ministério da Educação, contudo, recusou o cargo e decidiu abandonar Moçambique e regressar a Portugal.

De 1975 a 1997 lecionou no colégio de Santa Maria de Lamas em de Santa Maria da Feira.

Entre 1982 e 1985 licenciou-se em literatura clássica na Universidade Católica de Braga.

Ao longo da sua atividade letiva lecionou Português, História, Matemática, Físico-Química, Literatura, Psicologia, Filosofia, Teologia, Latim e Grego.

Entre 1976 e 2017 colaborou com os Párocos de Argoncilhe, Santa Maria de Lamas e Mozelos, (Santa Maria da Feira) e de Grijó, Perosinho e Seixezelo, (V. N. de Gaia).

A Arquidiocese de Braga, a família e as paróquias às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.
Paz à sua alma!