26 maio 2023

Saudação a D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto

Fotografia DACS

Manifestamos a nossa viva alegria e enorme gratidão pela nomeação do Papa Francisco, escolhendo o Cónego Roberto Rosmaninho Mariz, membro do nosso Presbitério bracarense, para Bispo titular de Vita e Auxiliar do Porto.

O Cón. Roberto, Ecónomo da Arquidiocese, Vigário Episcopal para a Pastoral Social e a Mobilidade Humana e Pároco de São José de São Lázaro em Braga, serviu com grande responsabilidade, humildade, lealdade, competência e sentido eclesial.

Partilhamos a alegria com D. Manuel Linda e com a Diocese do Porto pela nomeação dos Bispos Auxiliares. Na memória agradecida também há 12 anos, da Igreja bracarense partiu um Bispo Auxiliar para a Igreja portucalense, o estimado D. Pio Alves.

Juntamente com D. Nuno Almeida, com D. Delfim Gomes, com D. Jorge Ortiga, com o Cabido, com o Presbitério, com a Paróquia de Rates, a Paróquia de São José de São Lázaro e com todo o Povo de Deus peregrino em terras bracarenses damos graças a Deus pelo dom da Graça na vida e ministério de D. Roberto.

Caro D. Roberto, as palavras do Profeta Jeremias: «como o barro nas Suas mãos» (cf. Jr 18,6) te renovem na Esperança de servidor do Evangelho. São Paulo VI testemunhou: «pode-se exercer um encargo de alto grau por habilidade, por autoridade, ou por humildade, fazendo discretamente o dever, o melhor que se pode, sem ter conta dos resultados e confiando em Deus. Eu escolho este caminho».

Sob a proteção de Santa Maria de Braga, de São Bento da Porta aberta, dos Santos Arcebispos e de São Pedro de Rates: «A graça do Espírito Santo nos assista» (Missa Bracarense).

Coragem e confiança!

Braga, 26 de maio de 2023