Arquidiocese de Braga -
25 julho 2023
Arquidiocese de Braga disponibiliza roteiro dos Quatro Arcebispos Santos
Pastoral do Turismo
O guia conta, ainda, com uma mensagem de boas-vindas de D. José Cordeiro a Peregrinos e Turistas
A Arquidiocese de Braga lança hoje, 25 de julho, o "Roteiro dos Quatro Santos Arcebispos de Braga", um percurso turístico e de aprofundamento cultural que se pretende afirmar, também, como itinerário espiritual de peregrinação.
A iniciativa foi revitalizada pela Pastoral do Turismo, pois a primeira edição deste roteiro foi apresentada em 2018, pela iniciativa do Cabido da Sé de Braga.
D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz, refere que “é um instrumento importante para conhecer o património, a importante história da nossa Arquidiocese e o legado destes quatro Arcebispo Santos."
O Arcebispo Primaz, continuou referindo que “este roteiro surge, também, como oportunidade para apresentar aos milhares de jovens que nos visitam por estes dias, a respeito da Jornada Mundial da Juventude, mas também é uma proposta que perdurará para lá da JMJ.”
Varico Pereira, Diretor da Pastoral do Turismo, adiantou que “este roteiro, lançado pela primeira vez em 2018 pelo Cabido da Sé Catedral, pelas mãos dos Cónegos José Paulo Abreu e Hermenegildo Silva, que também estiveram envolvidos nesta nova edição, surge agora com uma nova organização e disponível em português e inglês, para atingir um publico mais alargado.”
O diretor da Pastoral do Turismo continuou referindo que “o roteiro tem uma breve descrição histórica dos quatro arcebispos Santos e propõe um itinerário por Braga a iniciar no Núcleo Museológico de Dume, seguindo para a Capela de São Frutuoso de Montélios, o terceiro ponto de paragem é a Capela de São Geraldo na Sé Catedral e o quarto e último ponto de visita é a Igreja de São Paulo, mandada erigir pelo Arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.”
O Roteiro será disponibilizado, gratuitamente, nas igrejas que o integram, na Sé Catedral, no Santuário do Bom Jesus, no Posto de Turismo do Sameiro e no Posto de Turismo de Braga
Acresce que o roteiro surge acompanhado de uma mensagem de boas-vindas do Sr. Arcebispo D. José Cordeiro, a todos os que nos visitam, sob o título “Uma Igreja de braços abertos para o mundo”.
D. José dá as boas-vindas, “neste território onde o Cristianismo se implantou há, pelo menos, 16 séculos, onde poderão encontrar a mais antiga Catedral de Portugal, uma comunidade de quase um milhão de pessoas, cujo quotidiano é profundamente marcado pela fé e devoção.” O Prelado Bracarense, acrescenta que “para nós, a fé é uma oportunidade de encontro e de celebração. Certamente o peregrino e o turista encontrarão numa das nossas festas, no recolhimento de uma das nossas igrejas ou subindo a montanha em peregrinação até num dos nossos santuários, essa forma de ser cristão.”
D. José continuou referindo que “devemos continuar este caminho, inspirados pelo exemplo de um jovem, o Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, natural da nossa Arquidiocese: «quantas vezes uma palavra afável, um sorriso, mostrar interesse pelo outro, pode fazer-lhe um bem imenso à alma, pode amainar uma tempestade do coração, pode restituir-lhe a paz». Deixemos, pois, que esta alegria profunda, acompanhada pela serenidade no coração, inundem o nosso ser, de modo a sermos autênticos construtores de um mundo melhor.”
Varico Pereira refere “esta mensagem surge da importância que o nosso Arcebispo dá ao acolhimento e na oportunidade que o turismo representa como uma porta essencial, também, para a transmissão de um testemunho positivo e credível do Evangelho, junto de quem visita a Arquidiocese de Braga.”
A mensagem chega a tempo dos jovens, que vêm para a JMJ, tenham a oportunidade de conhecer melhor a identidade nossa Arquidiocese.
A respeito da JMJ Varico Pereira subscreve a mensagem que o Diretor Nacional da Pastoral do Turismo, Pe Miguel Neto, publicou destacando a “oportunidade de conhecer a identidade de Portugal e sermos construtores da paz”.
A mensagem do Sr. Arcebispo será distribuída pelas igrejas e santuários da Arquidiocese que registem um maior número de visitantes e estará disponível, gratuitamente, em português e inglês, para chegar “ao coração” do maior número possível, de peregrinos e turistas.
O roteiro e a mensagem de acolhimento significam, também, um reforço do compromisso da Arquidiocese na promoção do património e do turismo. Pretendemos dar continuidade a este trabalho, numa caminhada Sinodal com todos os que nos visitam.
Download de Ficheiros
Roteiro_Mensagem_D_Jose
Roteiro_arcebispos_santos_Braga
Partilhar