13 outubro 2023

Capela de Nossa Senhora dos Remédios, de Arco de Baúlhe, é elevada a Santuário

Fotografia Divulgação

Paróquia de São Martinho de Arco de Baúlhe

A devoção, que data do século XVII, e a peregrinação anual, são marcadas por uma profunda espiritualidade

Foi com enorme alegria que a Paróquia de São Martinho de Arco de Baúlhe e o Arciprestado de Cabeceiras de Basto, no dia 27 de setembro do corrente ano, viu a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, elevada a Santuário por Decreto de D. José Manuel Cordeiro, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga.

A elevação a Santuário deveu-se à prova inequívoca da manifestação do culto mariano, comum à devoção fervorosa desde o século XVII e da peregrinação anual marcada por uma profunda espiritualidade.

Para esta elevação, foi também decisiva a manifestação unânime do clero do Arciprestado de Cabeceiras de Basto, a favor da elevação da Capela de Nossa Senhora dos Remédios a Santuário.

Este Santuário será, antes de tudo, lugar de experiência com Deus, por meio de Nossa Senhora dos Remédios. Através da vivência dos sacramentos, das peregrinações procuraremos espelhar o rosto de uma Igreja Sinodal e Samaritana”, explica padre Rui Filipe, Pároco de São Martinho de Arco de Baúlhe.

Para assinalar esta elevação, a Comunidade de Arco de Baúlhe, convida todos os que queiram vivenciar este momento histórico, para participarem nas celebrações que irão decorrer no fim-de-semana de 24 a 26 de novembro, que culminará com a celebração eucarística de elevação a Santuário presidida por D. José Cordeiro.