26 dezembro 2023

Almoço de Natal dos sem-abrigo de Braga marcado por mensagens de esperança

Fotografia DM

DM - Francisco de Assis

O Centro de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha de Braga recebeu, no dia 24, o tradicional almoço de Natal dos sem-abrigo. Um evento, animado com música natalícia e fado, e que contou com a presença das autoridades civis e religiosas de Braga, que deixaram mensagens de esperança em dias melhores para os todos os presentes.

Além de cerca de uma centena de sem-abrigo, o evento contou com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga; Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga; Armando Osório, presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa; João Ferreira, diretor distrital da Segurança Social de Braga; Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Vítor; Miguel Pires, presidente da União das  Freguesias de S. Lázaro e São João do Souto; Carla Sepúlveda, vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Braga, entre outras personalidades, dando ao almoço ainda mais dignidade.

Aliás, a presença no almoço solidário de Natal deixou Armando Osório particularmente feliz, por entender que é uma forma de mostrar aos sem-abrigo que não estão sós.

O presidente da Cruz Vermelha de Braga recordou que esta é uma preocupação diária da instituição que dirige, só que no  almoço de ontem houve um pouco mais de calor humano e uma refeição mais completa.

Também por isso, fez questão de agradecer a todos os presentes, mas também a algumas instituições parceiras que tornam possível o almoço. Designadamente a XZ Consultores, os Jogos Andreia e a R3 Natura. Agradeceu, igualmente, ao grupo de fados da ARCUM e a “Aurélio BC” e Gonçalo, que ajudaram a animar o evento, também eles com mensagens de esperança para com os destinatários do almoço.

Recordou e agradeceu, igualmente, à Doação Amiga (DA), que ano após ano marca presença para ajudar.

De facto, todas as intervenções foram no sentido de os que hoje estão em situação de sem-abrigo saiam o mais rapidamente possível. Aliás, o presidente da Câmara de Braga manifestou satisfação por saber que nos últimos anos, 20 pessoas saíram da situação de sem-abrigo. E desejou que outros tenham a mesma sorte.

Ricardo Rio promete ajudar na criação de condições para que regressem a uma vida normal. Até lá, tudo está a ser feito para que as dificuldades da vida sejam minoradas.

Salientou que nem todos estão nessa posição por razões económicas, mas sim por dependências  ou doenças mentais.

Também ele agradeceu a Cruz Vermelha pelo trabalho, salientando que a presença no almoço é sobretudo um testemunho da proximidade e solidariedade.

Por seu turno, João Ferreira, que esteve no almoço pela primeira vez, saudou o trabalho da Cruz Vermelha, parceira da Segurança Social, pela resposta social.

Arcebispo felicitou e agradeceu trabalho da Cruz Vermelha

Na sua intervenção e em declarações ao Diário do Minho, o Arcebispo de Braga felicitou e agradeceu à Cruz Vermelha pelo trabalho de «carícia de Deus», proximidade e humanidade que faz para com as pessoas sem-abrigo.

D. José Cordeiro lembrou que o Natal é «Deus feito carne, carne é fragilidade. Deus fez-se carne para valorizar a humanidade», enfatizou.

O Arcebispo de Braga  garantiu que essas pessoas não estão esquecidas por Deus e é bom que haja alguém que os ajude a reencontrar o seu caminho de felicidade.

David Rodrigues, diretor-executivo da Cruz Vermelha, agradeceu sobretudo àqueles que ajudam os sem-abrigo nos 365 dias do ano; bem como os que prepararam o almoço de Natal.