11 março 2007

A alegria de ser família

Default Image

D. Jorge Ortiga

(Nos 75 anos da Obra de Santa Zita. Eucaristia na Sé Catedral, às 15h30)

\nA celebração das Bodas de Diamante da Obra de Santa Zita conduz-nos, necessariamente, ao essencial do carisma do seu fundador: “Salvando a Família é todo o mundo que é salvo”. O facto da Arquidiocese continuar a apostar no serviço que deve prestar à família, facilita a nossa reflexão como acção de graças pela presença deste carisma entre nós e como interpelação e proposta a aceitar ou confirmar novos desafios.
Sabemo-nos mergulhados num fenómeno de pluralidade de formas de vida familiar. Este confronto, ideológico e concreto, impele-nos não a relativizar ou aceitar esta realidade como inevitável. Conduz-nos a acolher uma renovada identidade da família. A dúvida sobre o seu valor nunca poderá invadir-nos mas o conhecer deste fenómeno obriga-nos a considerar e reconhecer que a família tem o seu enraizamento na natureza concreta do homem e da mulher. Na verdade, a família como realidade estável e fundada na aliança fiel deve constituir o fundamento duma sociedade verdadeiramente humana. Mais ainda, a qualidade do contexto social depende da saúde das famílias. O seu dinamismo interno deve acompanhar a evolução histórica mas a sua identidade essencial não pode desmoronar-se.
Quando alguns falam de crise da família não podem colocar em questão o instituto familiar. Trata-se dum confronto com realidades novas que reforçam ou devem reforçar os laços familiares em novos contornos e referências. Perante as contínuas transformações da sociedade, ela mantém a sua plena identidade. Daí que seja imperiosa dar, na pastoral da Igreja, uma centralidade à família através duma valorização maior, capaz de fazer com que a experiência cristã, alicerçada na opção pessoal e individual, parta da família e conduza à revitalização da mesma. Nunca poderemos prescindir desta responsabilidade sabendo que a sua estrutura essencial não nos dispensa dum dinamismo permanente de quem não repousa, dum modo estático, numa pastoral rotineira. Teremos de regressar à família e fazer com que ela gere uma Igreja e uma sociedade nova.
A família não é um lugar ou um espaço. Ela está aí mas está para além dessas condições. Só a capacidade dum relacionamento afectivo e efectivo tornará a família naquilo que ela é.
A Igreja sempre prestou atenção à realidade familiar. Nos últimos tempos talvez tenhamos ficado por uma exaltação teórica sem um acompanhamento adequado. Existem movimentos e estruturas. Só que, estou convencido disso, são ocasionais para alguns momentos ou para pequenos grupos. Importa que a atenção à família seja permanente e para todos.
O carisma da Obra de Santa Zita, protagonizado pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família, pode ser ajuda preciosa pelo seu contributo específico e pelo anúncio a semear no seio das comunidades. A Boa Nova da Família deve ser anunciada e teremos de nos preparar, talvez formar, para ser família naquele projecto que a Sabedoria da Igreja delineou e que continua a ser a alternativa que alguns poderão não querer aceitar mas que o futuro comprovará a sua vitalidade.
A presença da Obra de Santa Zita na cidade de Braga é conhecida e reconhecida por quem por lá passou e por quem vive minimamente atento aos dinamismos da vida social. Os seus benefícios espelham-se em muitas famílias de Braga ou do Norte.
Sabemos que o trabalho realizado com as empregadas domésticas está ultrapassado ou prestes a ser. Há, porém, uma novidade a acolher: preparar para viver em família, com responsabilidade, é apostolado e missão a redescobrir. Sei que, por parte das Cooperadoras da Família, existe uma total disponibilidade para organizar e acompanhar esta preparação. Assim as pessoas o queiram. São variadíssimas as dimensões a ter em consideração: economia doméstica, culinária, decoração, momentos de convívios, … tudo coisas que parecem pequenas mas que constituem a causa da alegria em viver em casa com prazer e bem-estar. Parece que a sociedade moderna está condenada a experimentar os momentos de festa e de prazer fora de casa. A intimidade dum lar, com um mínimo de criatividade e iniciativa, é a força retemperadora para encarar os conflitos laborais, as inseguranças sociais, os contratempos emergentes dum trabalho repartido, etc…
Os problemas que afectam a realidade familiar também são muito complexos. Iremos procurar dar-lhes respostas. Dentro de dias e a partir da Casa de Santa Zita, iremos iniciar quanto anunciei no dia da Imaculada Conceição: um Centro de Acompanhamento à Vida e à Família. Rezemos, desde já, pelos resultados.
A primeira leitura apresenta a responsabilidade de Moisés em dar de beber a um povo sequioso. A Samaritana tem a possibilidade duma água sempre igual; Cristo dá-lhe uma água diferente que é o dom que Deus tem para lhe oferecer. Estou a intuir a “sede” que as nossas famílias vivem de algo diferente. Não faltam ajudas para uma vida familiar feliz. Só que, em muitos casos pode faltar o essencial dum relacionamento alegre através dum convívio sereno que se deve aprender. Educar para viver em família com todas as implicações é uma tarefa prioritária.
Será utopia da minha parte este convite a regressar a casa? A Segunda Leitura diz que a “esperança não engana”. Acredito que a esperança dum mundo diferente está na alegria de ser família através dum esforço contínuo e permanente, interpretado por cada um, dando beleza a pequenos pormenores.
Agradeçamos, em eucaristia, as maravilhas realizadas pelas Cooperadoras das Famílias e sintamos que, com Maria, teremos de tornar a nossa família mais família através das coisas materiais e dum intensificar de momentos que nos marcam para sempre.

+ Jorge Ferreira da Costa Ortiga,
Arcebispo Primaz