8 novembro 2013

CENTRO CULTURAL SÉNIOR

Default Image
Fotografia

Artigo da Doutora Irene Montenegro sobre o Centro Cultural Sénior, no âmbito dos 10 anos da Comissão Arquidiocesana dos Bens Patrimoniais

O Centro Cultural Sénior

O Centro Cultural Sénior (CCS) foi criado em Setembro de 2009, sob a direcção do Cónego José Paulo Abreu, com o objectivo de dinamizar regularmente um conjunto de actividades sociais, culturais e educacionais em regime não formal, sem fins de certificação no contexto da aprendizagem ao longo da vida e do envelhecimento activo.

Envelhecimento activo consiste no processo de optimizar as oportunidades para a saúde, participação e segurança de modo a melhorar a qualidade de vida e permitindo que a pessoa idosa se aperceba do seu potencial para conseguir o bem-estar físico, social e mental através do curso da sua vida.

Saliente-se que a palavra “activo” significa uma participação continuada nos aspectos social, económico, cultural e espiritual e não apenas na capacidade de ser fisicamente activo. De facto, as pessoas idosas que se aposentam, que adoecem ou que vivem com incapacidades físicas podem permanecer agentes activos junto da família, e na sociedade.

Ou seja, o envelhecimento activo tem como objectivo aumentar a esperança e a qualidade de vida das pessoas durante o processo de envelhecimento.

Assim, o CCS tem vindo a promover uma série de eventos que tocam no coração das pessoas, inspirando-as com uma mensagem de viver em pleno em qualquer idade.

Os objectivos fundamentais consistem em:

Promover a formação integral dos inscritos, incluindo a vertente espiritual; oferecer um espaço organizado onde se possa conviver sã e construtivamente, num espírito de solidariedade e cooperação franca e amigável; prevenir e combater o isolamento através do convívio e integração; proporcionar a frequência de aulas e ateliês onde as capacidades dos formandos possam ser alargadas a novas experiências, aprendendo e ensinando; e organizar eventos de natureza lúdica e cultural de forma a diversificar e estimular os interesses e competências dos participantes.

Desta forma, o envelhecimento tem lugar num contexto de amigos, colegas de trabalho, vizinhos e membros da família pois a interdependência e solidariedade entre gerações são princípios importantes para o envelhecimento activo.

Com início no ano lectivo de 2009/2010, têm vindo a ser leccionados uma variedade de módulos semestrais ou anuais, de acordo com os interesses demonstrados e cuja selecção foi feita através dos resultados de inquéritos dirigidos aos inscritos. Destacam-se assim os seguintes temas: História do Cristianismo; Evangelista Lucas; Tecnologias de Informação e Comunicação; História da Música; Fotografia; Bíblia e Cultura; Desenho e Pintura; Evangelista Mateus; História de Braga; Terapia do Riso; História e Teologia das Religiões; Dizer Jesus no Evangelho de S. Marcos; História da Arte; História de Braga; Inglês; Arqueologia e a Arte Cristãs; e História da Vida Religiosa.

Paralelamente ao desenrolar da leccionação dos diferentes módulos, têm sido realizados, anualmente, outros eventos de natureza lúdica e cultural, como sejam jantares de início e final de ano, a ceia de Natal e a celebração do Magusto. A música, sempre presente, quer a tradicional portuguesa, quer a clássica ou moderna, alegra e descontrai o ambiente tornando-o mais festivo e acolhedor. Também são realizadas, com regularidade, conferências ou palestras, incluindo os mais diversos temas, e ainda visitas guiadas, onde é encorajada a participação activa de todos. Devem também ser destacados os concertos, e as caminhadas.

Tem sido política do CCS promover anualmente passeios que podem ter a duração de um ou mais dias.

Merece uma menção especial a viagem de 5 dias a Roma, em Junho de 2010, não apenas por esta ter sido a primeira realizada fora do país mas, sobretudo, por se tratar de uma das cidades com maior importância na História mundial sendo um dos símbolos da civilização europeia.

Em Março do mesmo ano foi realizado o Roteiro Beneditino a alguns dos principais pontos de interesse e monumentos de inspiração Beneditina na região minhota que terminou com um concerto e visita guiada no museu e Tibães.

Em 2011 teve lugar uma visita a alguns pontos de interesse da Região do Lima no chamado Roteio Minhoto; uma viagem de dois dias ao Douro Beneditino que incluiu uma visita a uma das principais quintas da região demarcada e um cruzeiro pelo rio Douro; e outra viagem de dois dias a Trás-os-Montes, sob o tema Sabores e Saberes tendo sido visitados alguns museus numa lógica cultural, mas simultaneamente salientando a vertente gastronómica em restaurantes típicos, com animação incluída.

A Galiza foi visitada em 2012 durante dois dias tendo os participantes a oportunidade de conhecer ou revisitar Orense e a sua catedral, Allariz, Monterry e finalmente o povoado de Sanabria. O Roteiro da Coroa foi outro passeio, desta vez a Guimarães, onde foram visitadas várias Igrejas.

Em 2013 foram organizadas duas novas viagens a Espanha, a primeira às cidades de Salamanca e Zamora, ambas de grande relevância histórica e arquitectónica, prosseguindo para Miranda do Douro antes do regresso a Braga, e a segunda a Granada, Córdoba e Sevilha onde foram visitados os principais locais turísticos.

Em todos os eventos realizados os inscritos são encorajados a convidar os amigos e familiares, desta forma promovendo o encontro de várias faixas etárias, enriquecendo a troca de experiências, criando novas amizades e fortalecendo as já existentes.

Após os quatro anos de funcionamento do CCS, que conta actualmente com cerca de 70 inscritos, não restam dúvidas de que este projecto demonstrou o potencial das pessoas idosas, encorajando-as a tornarem-se mais activas, mais saudáveis e a viverem a vida em pleno. O CCS é hoje uma grande família onde são valorizados os afectos e prevalece a solidariedade.