Arquidiocese de Braga -
17 junho 2010
Curso de Catequética na Faculdade de Teologia - Braga
Colaborador
A Faculdade de Teologia - Braga, em colaboração com o DAC, organiza um Curso de Introdução à Catequética no próximo ano lectivo.
Flyer com informações sobre o Curso - Frente
Flyer com informações sobre o Curso - Verso
A missão da Igreja, tornar presente e actuante o Mistério de Deus no mundo, realiza-se nas diversas mediações eclesiais. De entre elas ganha especial destaque a catequese ao serviço da iniciação cristã. Exemplo dessa preocupação são as palavras de Bento XVI quando, falando aos Bispos, refere que a Igreja deve oferecer a todos os fiéis uma iniciação cristã exigente e atractiva, camunicadora da integridade da fé e da espiritualidade radicada no Evangelho, formadora de agentes livres no meio da vida pública.
Assim, e no seguimento das imensas acções de formação desenvolvidas nos últimos anos pelos serviços de formação do Departamento Arquidiocesano de Catequese (DAC), a preocupação formativa imediata vai no sentido de uma formação especializada. Nesse sentido, a Faculdade de Teologia - Braga, em colaboração com o DAC, organiza um Curso de Introdução à Catequética no próximo ano lectivo. Este curso de extensão universitária destina-se a todos os agentes de pastoral, sobretudo os que já realizaram outras acções de formação, e pretende habilitar para a percepção da “pedagogia Divina ao longo da história do Povo de Deus”, tomando “consciência que a Igreja, hoje, deve ser continuadora dessa pedagogia”, numa lógica de iniciação cristã.
As inscrições podem ser feitas, preferentemente até ao próximo dia 30 de Junho, na Faculdade de Teologia ou nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga (tlf: 253 203 180).
Refira-se que as aulas – às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã – terão a duração de dois semestres e incluem as seguintes disicplinas: Catequética, História da Catequese, Mensagem Cristã, Pedagogia e Didáctica da Catequese, Psico-sociologia e a Catequese na Igreja Particular. Os estudos andarão à volta das “linhas fundamentais de reflexão dos Documentos catequéticos contemporâneos”, do “saber o que é o Catecumenado e suas implicações para a catequese” ou como “valorizar a identidade do catequista”, passando pela “leitura crítica da História da Catequese, comparando-a com a História da Igreja e das sociedades” bem como “conhecer a História da Salvação, como conteúdo catequético”, terminando no “aprofundar a relação entre os métodos e suas qualidades”; “conhecer os diferentes itinerários apresentados ao longo da história da Igreja” ou “saber como se organiza a pastoral catequética numa Paróquia e numa diocese” e, por fim, como “realizar um projecto de catequese, a partir de uma realidade concreta”.
Partilhar