Arquidiocese de Braga -

25 novembro 2010

TESTAMENTO VITAL - ASSOCIAÇÃO MÉDICOS CATÓLICOS

Default Image
Fotografia

Colaborador

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) organiza, no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 21h30, uma tertúlia na Casa do Professor em Braga. No mesmo dia, às 17h30,toma posse a nova direcção do núcleo de Braga da AMCP.

\n

NOTA DE IMPRENSA

 

O testamento é vital?

“Chove copiosamente. O seu carro resvala e embate num muro. É transportado para o hospital, ainda consciente. Na sala de observações começa a piorar. Entra em coma. Deixa de conseguir respirar sozinho. Os médicos querem ligá-lo a um ventilador, mas a sua família transmite-lhes que era sua vontade não ser ventilado. E agora? Será o testamento vital?”

O que é o testamento vital? Qual o seu enquadramento legal? E as suas implicações éticas? O que pensam os profissionais de saúde? O que são “ordens de não reanimar”? E encarniçamento terapêutico? Como decidimos o que nos fazem numa situação terminal?

Para conversar sobre estas questões, o núcleo de Braga da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) organiza, no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 21h30, uma tertúlia na Casa do Professor em Braga. Partindo da discussão com o público de casos exemplares, utilizando um sistema de televoto, a Professora Doutora Maria Paula Faria, jurista, e o Dr. António Maia Gonçalves, médico, ajudar-nos-ão a reflectir e a responder a estas e outras perguntas. A iniciativa é aberta a toda a população e pretende fomentar o debate e a reflexão. Porque uma decisão informada é uma melhor decisão.

No mesmo dia, pelas 17h30, durante a Eucaristia na Sé Catedral de Braga e com a presença do Senhor Arcebispo, Sua Exa Rev.ma Sr. D. Jorge Ortiga, tomará posse a nova direcção do núcleo de Braga da AMCP. Os objectivos da AMCP são ajudar os médicos católicos a viver a sua profissão à luz da sua fé, promovendo a formação dos seus associados, a reflexão e o debate de ideias. A direcção do núcleo de Braga, recentemente reanimada, pretende contribuir para este desígnio, estimulando debates sérios, alargados a toda a sociedade, sobre temas de grande actualidade e impacto pessoal. Além desta tertúlia, preparam-se já outras iniciativas em toda a diocese no ano 2011, sendo a esperança o tema da próxima conversa, no início do ano, em Guimarães.

Contacto: João Cerqueira (Porta-voz) – 915301556; email: [email protected]