Arquidiocese de Braga -

4 novembro 2012

ÁTRIO DOS GENTIOS

Fotografia

Cultura, festa, diálogo, música, diferença e silêncio serão conciliáveis? O programa do Átrio dos Gentios, a decorrer nos próximos dias 16 e 17 de Novembro em Guimarães e Braga, capitais europeias da Cultura e Juventude, sob o tema "o valor da vida", diz-

\n

O já publicitado “Átrio dos Gentios” vai decorrer nos dias 16 e 17 de novembro. O tema geral é “o valor da vida”. Conceituados especialistas vão dialogar sobre as múltiplas vertentes da nossa própria existência. E todos podem participar. Basta fazer a inscrição (gratuita) em www.atriodosgentios.pt. Mas o programa não se confinará somente a discussão: a música vai intercalar-se com o silêncio, os livros com as exposições, a animação de rua com a meditação.

Em Guimarães, “Capital Europeia da Cultura”, na Sessão Inaugural, actuará a Fundação Orquestra Estúdio de Guimarães e Coro da Licenciatura em Música da Universidade do Minho. No dia 17 as atividades prosseguem em Braga, “Capital Europeia da Juventude”. Logo pela manhã, a partir das 9h30, no Museu Pio XII, far-se-á a apresentação de dois livros. De seguida, no mesmo lugar, acontecerá a inauguração da exposição de pintura “Crer: as imagens de uma aventura”, de Isabel Nunes. E uma hora mais tarde, no Auditório Vita, haverá Teatro – “Job ou a tortura pelos amigos”, de Fabrice Hadjadj com encenação de Helena Carneiro. Às 12H00, no mesmo auditório, nova apresentação de livro: “Mostrar Cristo ao Mundo – cinco anos de Pontificado de Bento XVI”.

De tarde, às 14H30, ouvir-se-á por toda a cidade de Braga e por todo o Concelho, o toque festivo dos sinos das igrejas. E a partir das 14H00  e até às 22H00, estarão vinte igrejas da cidade de Braga abertas, simbolizando os vinte séculos de caminhada histórica do cristianismo nesta nossa região. A saber: S. Vitor, Senhora-a-Branca, Penha, Congregados, Lapa, Terceiros, Carmo, S. Vicente, Conde de Agrolongo, Pópulo, Sé, Cividade, S. João do Souto, Santa Cruz, S. Marcos, São Sebastião, Guadalupe, S. Paulo, Misericórdia, São Lázaro. Nessas igrejas haverá, durante esse período de tempo, várias atividade de índole cultural e espiritual. “Portas abertas para acolher” é o lema deste tempo de abertura das igrejas. Estará disponível um desdobrável que fará referência à iniciativa e que incluirá uma proposta simples de oração bíblica.

Às 19H00, no Auditório Vita, novo momento musical: a atuação da Orquestra Geração, de Lisboa, e Jovens Cantores de Guimarães. Às 21H30 terá lugar na Sé Catedral a Missa Brevis de João Gil, pelos Cantate.