Arquidiocese de Braga -

22 maio 2013

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL DA PÓVOA DE VARZIM/VILA DO CONDE

Fotografia

Diário do Minho

Realiza-se este domingo, 26 de maio, a peregrinação do arciprestado Póvoa de Varzim/Vila do Conde ao santuário de Nossa Senhora da Saúde, na freguesia de Laundos. Este ano, esta celebração mariana, que costuma arrastar milhares de peregrinos, vai ser pres

\n

No último domingo do mês, dia 26 de maio, realiza-se uma das celebrações religiosas anuais mais emblemática do arciprestado Póvoa de Varzim/Vila do Conde: a peregrinação desde a igreja Matriz da Póvoa de Varzim até ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, na freguesia de Laundos.

As celebrações mariana em torno da Senhora da Saúde começaram já na noite do dia 13 com a receção da imagem vinda de Laundos cabendo, como já é tradição, as honras do transporte aos Bombeiros Voluntários poveiros. O Largo de Santiago encheu-se, uma vez mais, de fiéis que quiseram assistir à entrega da Senhora, a que se seguiu a habitual procissão até à Matriz, local onde a imagem permanece até ao dia da peregrinação e onde decorre, às 18h30 e 21h30, a novena preparatória da peregrinação que este ano toma por tema “Peregrino, nunca te envergonhes da tua fé”.

No domingo, dia 26, a imagem volta ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, desta feita em peregrinação e acompanhada por milhares de pessoas, à semelhança do que acontece todos os anos.

O dia da peregrinação tem início às 7h30 com uma missa na igreja Matriz. Às 9h00 dá-se início à peregrinação. Percorridos os 7 quilómetros e chegados a Laundos, ao recinto do santuário, é celebrada a Eucaristia do Peregrino, este ano presidida por D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga.

Às 16h00 tem lugar a oração da tarde e, no final, o adeus a Nossa Senhora.

Esta é uma das festividades religiosas que reúne mais devotos, há 66 anos, vindos um pouco de todo o concelho da Póvoa de Varzim e de concelhos vizinhos.

Com mais de 30.000 fiéis a percorrerem os 7 quilómetros, a peregrinação conta entre os seus devotos com uma grande parte de pagadores de promessas, principalmente pescadores da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.