Arquidiocese de Braga -
5 janeiro 2014
CABIDO METROPOLITANO E PRIMACIAL DE BRAGA

O Arcebispo de Braga nomeou como novos cónegos do Cabido da Basílica Primacial Bracarense os padres Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Vigário Episcopal para a Educação Cristã e presidente da Comissão Arquidiocesana da Educação Cristã, e Avelino Marques Am
O Arcebispo de Braga nomeou ontem como cónegos do Cabido da Basílica Primacial Bracarense os padres Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Vigário Episcopal para a Educação Cristã e presidente da Comissão Arquidiocesana da Educação Cristã, e Avelino Marques Amorim, diretor do Seminário Menor (Nossa Senhora da Conçeição).
D. Jorge Ortiga nomeou ainda o Cónego Manuel Joaquim Fernandes da Costa como Arcipreste do Cabido da Basílica Primacial Bracarense, e o Cónego Joaquim Augusto Félix de Carvalho como Mestre-Escola do Cabido.
A nomeação dos novos cónegos surge na sequência da resignação de alguns capitulares por terem completado 75 anos e depois do Arcebispo Primaz reconhecer a necessidade da Arquidiocese dispor de um Colégio de Consultores com «espaço e estrutura de aconselhamento institucional e pessoal de harmonia com as solicitações pastorais e sociais».
Já as nomeações dos Cónegos Manuel Joaquim da Costa e Joaquim Augusto Félix de Carvalho surgem em virtude de, nos últimos anos, terem ocorrido algumas vagas no Cabido, por virtude da idade, e do Arcebispo pretender dotar a Instituição Capitular de «resposta aos novos que quotidianamente lhe são colocados». Assim sendo, compete ao Arcipreste «promover o bom relacionamento pastoral entre o Cabido e o Pároco da Sé e procurar a harmonização dos atos de culto da Paróquia e do Cabido; fomentar as relações pastorais com o clero da Arquidiocese, mormente do Arciprestado de Braga; e substituir o Tesoureiro nas suas ausências ou impedimentos». Ao Mestre-Escola compete, entre outras tarefas, «recrutar os leigos necessários para o culto divino; educar o pessoal ao serviço da Catedral no gosto pelos assuntos litúrgicos, musicais, arqueológicos e históricos, especialmente os que se prendem com a história e vida da Sé; dirigir a Biblioteca do Cabido e o seu Arquivo e adquirir as obras ordenadas ou autorizadas pelo Cabido».
Os quatro nomeados tomarão posse «em tempo oportuno, segundo costume vigente na Basílica Primacial de Braga».
Partilhar