Arquidiocese de Braga -
18 fevereiro 2014
SEMANA BÍBLICA NO ARCIPRESTADO DE FAMALICÃO

Teve lugar durante a semana passada a Semana Arciprestal de Formação Bíblica de V. N. Famalicão, com o tema central “S. Mateus, o Evangelistas do Ano A”. Todos os encontros foram orientados pelo Frade Capuchinho, Frei Luís Gonçalves, que procurou apresent
Foi durante a semana passada, de terça a sexta, isto é, entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, que se realizou no Arciprestado de V. N. Famalicão a Semana Arciprestal de Formação Bíblica, que teve como tema central “S. Mateus, o Evangelistas do Ano A”. Todos os encontros foram orientados pelo Frade Capuchinho, Frei Luís Gonçalves, que procurou apresentar este livro da Bíblia como o “Evangelho do Emanuel, isto é, do Deus Connosco”.
Os quatro encontros, sempre intercalados por momentos de cântico e oração, decorreram às 21h15, com cerca de uma hora de duração, no Centro Pastoral de V. N. Famalicão, que esteve sempre cheio de cristãos provenientes das mais diversas paróquias do Arciprestado, que quiseram viver esta semana de forma diferente, assim como de vários sacerdotes.
No primeiro encontro, depois da oração inicial e das palavras de acolhimento e agradecimento dirigidas a todos os presentes pelo Arcipreste de V. N. Famalicão, o P.e Paulino Carvalho, o orador convidado tomou a palavra, começando por salientar a importância de “escutar, compreender, viver e comunicar a Palavra de Deus”. Debruçando-se depois sobre o tema central desta iniciativa, referiu que “a palavra Mateus significa dom de Deus” e que, por isso, “o seu Evangelho é um dom de Deus à Igreja e a cada um de nós”. Posto isto, enfatizou que S. Mateus, ao escrever o seu Evangelho, teve como principal objectivo responder a duas grandes questões: “Quem é Jesus Cristo? Como seguir Jesus Cristo?”
Assim, ao longo dos quatro encontros o Frei Luís Gonçalves debruçou-se sobre vários textos retirados do Evangelho de S. Mateus, procurando sempre mostrar a resposta a essas duas questões. A “vocação de Mateus”, a “Fé do centurião”, a “anunciação a José”, “os Magos do Oriente”, o “Baptismo de Jesus”, as “tentações do deserto”, o “sermão da montanha”, a “Fé de Pedro”, a “transfiguração” e a “multiplicação dos pães” foram algumas das passagens escolhidas para ajudar cada um a perceber que “a Salvação é para todo aquele que queira abrir o coração a Jesus Cristo, sem excepções ou acepções de pessoas”, pois em S. Mateus Jesus revela-se como “o Salvador, o novo Moisés, o Mestre e o Modelo da Comunidade”. Além disso, enfatizou que Mateus nos apresenta Jesus como “o Emanuel, o Deus connosco, que caminha sempre ao nosso lado”, isto é, “Aquele que Se torna presente no meio de dois ou três que reúnam em Seu nome”, corroborando esta certeza ao “terminar o seu Evangelho com ‘chave de ouro’”, na medida em que o faz com a promessa de Jesus para todos nós: “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo”.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Partilhar