Arquidiocese de Braga -

10 março 2014

S. BENTO DA PORTA ABERTA REZA PELA PAZ

Fotografia

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta decidiu convidar todos os cristãos mas, «de modo mais incisivo, os peregrinos» que o visitam, para que rezem pela paz no mundo.

\n

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta decidiu convidar todos os cristãos mas, «de modo mais incisivo, os peregrinos» que o visitam, para que rezem pela paz no mundo, avançou o presidente da Mesa Administrativa da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, em nota enviada ao Diário do Minho. Mais indica que estas orações pela paz «serão incluídas nas intenções das Missas celebradas no santuário, até se encontrar a paz ameaçada na Europa e na Venezuela, país de onde, todos os anos, chegam peregrinos», aponta o cónego Fernando Monteiro.

Esta é uma forma de associar e dar cumprimento à missão daquele santuário localizado em Terras de Bouro que, se encontra a comemorar o Breve de Paulo VI, “Pacis nuntius”, no qual se proclamou
S. Bento como “mensageiro da paz”, refere a mesma nota, indicando que S. Bento é considerado e venerado como Pai e Padroeiro da Europa, a mesma que vive, por estes dias «uma situação gravíssima de ameaça à paz», salienta o sacerdote.

São, a propósito, lembradas as palavras do Papa Paulo VI «( S. Bento) com a luz do cristianismo afugentou as trevas e espalhou os benefícios da paz, assim agora preside à vida da Europa».

Recorde-se que o Santuário de S. Bento da Porta Aberta assinala este ano os 50 anos da proclamação de S. Bento como Patrono da Europa e, em 2015, vai dar destaque aos 400 anos como santuário, o segundo maior em número de peregrinos, a seguir a Fátima.

Entretanto, foram benzidas e hasteadas as bandeiras de todos os países do Velho Continente, do Atlântico aos Urais.

DM, 7 de Março de 2014