Arquidiocese de Braga -
12 março 2014
BARCELOS PREPARA PROCISSÃO DOS PASSOS
No próximo domingo, a cidade de Barcelos vive um dos momentos considerados dos mais importantes, a título religioso, ao longo do ano. «A Procissão dos Passos impôs-se à cidade, que a espera e acolhe. O acolhimento à Comissão que faz o peditório é disso te
No próximo domingo, a cidade de Barcelos vive um dos momentos considerados dos mais importantes, a título religioso, ao longo do ano. «A Procissão dos Passos impôs-se à cidade, que a espera e acolhe. O acolhimento à Comissão que faz o peditório é disso testemunha», afirma no boletim da comunidade o pároco, monsenhor Abílio Cardoso.
Como se trata de um «momento de profunda religiosidade», é pedido a todos «que se empenhem em viver a procissão como um ato que favorece a fé», salienta o sacerdote no mesmo boletim que enviou ao Diário do Minho. O prior de Barcelos pede mesmo que todos participem, acolham bem os visitantes e «convertam» o seu olhar para a Igreja quando contemplam o Senhor dos Passos.
A procissão, que será presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, sairá da igreja Matriz após o “Sermão do Pretório”, às 15h30. O cortejo seguirá pela Rua Direita, onde monsenhor Abílio Cardoso revela que «haverá intervenções inovadoras», até ao largo da Porta Nova, onde será evocado o encontro de Jesus com Simão de Cirene, obrigado a ajudar a levar a cruz, e com Verónica, encontros estes que merecerão uma palavra de enquadramento, pelo que a procissão permanece aí parada durante alguns momentos.
Seguirá depois para o Largo junto ao Bombeiro Voluntário, onde se realizará o «encontro» de Jesus com Sua Mãe, ao terminar o Sermão que ali será proferido.
Pede-se a todos que considerem as quatro intervenções da tarde: no interior da igreja Matriz, no Largo da Porta Nova, junto à estátua do Bombeiro Voluntário e, no final, no Largo da Porta Nova, esta pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
No dia anterior, à noite, todos são convidados a participarem na denominada “Procissão do Silêncio”, que sairá do templo do Senhor da Cruz às 22h00, após um momento de oração que se inicia às 21h30. Seguirão dois ando-res, ficando o de Nossa Senhora da Soledade recolhido na igreja do Terço, onde os devotos de Nossa Senhora se concentrarão em vigília de oração mariana.
O andor do Senhor da Cruz seguirá, no silêncio da noite, rumo à igreja Matriz, onde aguardará para a procissão do dia seguinte. À chegada à Matriz, os grupos de jovens animarão uma vigília de oração.
DM, 12 de Março de 2014
Partilhar