Arquidiocese de Braga -

12 março 2014

SEMANA INACIANA NO COLÉGIO DAS CALDINHAS

Fotografia

O que terão em comum o cantor Miguel Aráujo, o músico e construtor de didgeridoos Rodrigo Viterbo, o diretor do “Porto Canal”, Júlio Magalhães, o “ministro sombra” João Miguel Tavares, o padre Vasco Pinto de Magalhães, o fotojornalista Rui Couto e o antig

\n

O que terão em comum o cantor Miguel Aráujo, o músico e construtor de didgeridoos Rodrigo Viterbo, o diretor do “Porto Canal”, Júlio Magalhães, o “ministro sombra” João Miguel Tavares, o padre Vasco Pinto de Magalhães, o fotojornalista Rui Couto e o antigo campeão de artes marciais Diogo Sant’ana? Todos vão estar na Semana Inaciana do Colégio das Caldinhas, a decorrer até sábado, dia 15, anunciou aquele estabelecimento de ensino gerido pelos Jesuítas.

A Semana Inaciana é «uma ocasião especial para conhecer e aprofundar a identidade dos Colégios da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola e vários companheiros no século XVI.Desde sempre as escolas dos jesuítas quiseram educar de uma forma integral: não só na excelência académica, mas também na excelência humana formando homens e mulheres prontos para servir os outros e o mundo», refere a nota enviada ao Diário do Minho.

Por isso, todos os anos se organiza a Semana Inaciana (SI), sob o lema “SJ – Tens companhia”, uma vez que se assinalam os 200 anos da restauração da Companhia de Jesus. 

Antes de 1814, a Companhia de Jesus tinha sido expulsa de muitos lugares, começando por Portugal por iniciativa do Marquês de Pombal. 

Em 1773 foi suprimida vivendo um tempo de crise, de pobreza e aprendizagem.