Arquidiocese de Braga -
4 abril 2014
ENCONTRO 'FÉ E ARTE' DECORRE AMANHÃ
Na véspera da terceira edição de “Fé e Arte”, o diretor do Centro Académico de Braga (CAB) convida os bracarenses e as pessoas das outras localidades da região participarem neste encontro que irá juntar artistas e pensadores para uma reflexão sobre a art
Na véspera da terceira edição de “Fé e Arte”, o diretor do Centro Académico de Braga (CAB) convida os bracarenses e as pessoas das outras localidades da região participarem neste encontro que irá juntar artistas e pensadores para uma reflexão sobre a arte e a Fé e a relação entre ambas, tendo como pano de fundo o tema “Elogio dos Sentidos (do corpo e do espírito)”.
Organizado pelo CAB, este evento realiza-se amanhã na Aula Magna da Faculdade de Filosofia de Braga podendo os interessados inscreverem-se até perto da hora do início dos trabalhos, mediante a disponibilidade de lugares.
Para além da reflexão, da partilha de experiências, haverá possibilidade de contacto com a obra dos próprios autores, em vários momentos com performances artísticas, quer musicais, quer de pintura.
«Nestes momentos procura-se não apenas a reflexão, o ouvir, mas também o experienciar e tocar a própria arte», explica o sacerdote.
O evento decorre entre as 9h00 e as 20h00, com uma parte mais teórica, em que são apresentadas duas conferências, uma ao início do encontro e outra no final.
No grupo de oradores estão nomes como Stella Morra, José Tolentino Mendonça, Manuel Fúria, Paula Moura Pinheiro, Ruy de Carvalho, Nuno Júdice, Luísa Jacinto , João Sarmento sj e Asbjørn Andresen. Pensadores e artistas das área da teologia, poesia, pintura, jornalismo, representação e escultura que a partir da própria experiência vão conversar e refletir sobre o tema proposto.
O padre António Valério acredita que este diálogo constituirá uma «surpresa agradável» para todos os participantes, até porque contactar com os autores e artistas «é a mais valia deste encontro», o qual visa «promover novos espaços de encontro entre criação e pensamento, culto e cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte, a fé e a relação entre ambas junto de novos públicos».
Realizado em parceria com o Seminário Conciliar S. Pedro e S. Paulo, de Braga, a organização deseja com este encontro «indicar os sentidos do corpo como lugar do sentido, desde logo como forma de resistência ao sem-sentido que perde tanto o corpo como o espírito».
“Fé o Arte” teve a sua primeira edição em 2002.
Passados dez anos, em 2012, em parceria com o Seminário Conciliar de Braga, acontecia a segunda edição deste encontro, subordinado ao tema “Dar corpo à graça”.
O padre António Valério recorda que a primeira edição reuniu nomes de peso da cultura e das artes como o maestro Vitorino d’Almeida, o arquiteto Souto Moura, a pintora Emília Nadal, entre outros. «Foi uma jornada muito interessante», lembra.
A segunda edição, há dois anos, foi reativada pelo padre José Frazão Correia, atual superior provincial da Companhia de Jesus.
Segundo o diretor do CAB, foi uma experiência que superou as expetativas, quer pela qualidade dos conferencias, quer pela adesão do público. «Nessa altura ficou logo a vontade de fazer de novo uma outra edição e, então, temos agora o Fé e Arte III», salienta.
Na segunda edição, Pier Angelo Sequeri e Mark Rupnik foram os conferencistas que enquadraram dois paineis constituídos por artistas de diferentes áreas.
A próxima edição de “Fé e Arte” deverá acontecer em 2016. O Padre António Valério defende a realização deste evento de dois em dois anos, de maneita a dar tempo para «preparar bem» o “Fé e Arte”.
Estes encontros são uma iniciativa dos Centros Universitários da Companhia de Jesus e surgiram com o objetivo de debater os temas da Fé cristã com as problemáticas da atualidade.
Em Coimbra, realizam-se com a denominação “Fé e Cultura”, em Lisboa com o título “Fé e Justiça”, no Porto chamam-se “Fé e Ética” e em Braga “Fé e Arte”.
ProgramaO O encontro abre com a conferência “Os sentidos e o sentido”, pela teóloga italiana Stella Morra, especialista em sociologia da religião, doutorada em teologia e docente universitária.
De seguida, o teólogo e poeta José Tolentino Mendonça e o cantautor Manuel Fúria abordam o tema “Sentidos em diálogo”.
Partilhar