Arquidiocese de Braga -

10 abril 2014

D. JORGE PEDE RESPONSABILIDADE NAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS

Fotografia

O Arcebispo de Braga pediu, ontem, aos cristãos «responsabilidade e empenho» na Liturgia para que a Eucaristia manifeste verdadeiramente o ser Igreja. D. Jorge Ortiga fez este apelo na igreja de S. Vicente, em Braga, naquela que foi a sua última conferênc

\n

O Arcebispo de Braga pediu, ontem, aos cristãos «responsabilidade e empenho» na Liturgia para que a Eucaristia manifeste verdadeiramente o ser Igreja.

D. Jorge Ortiga fez este apelo na igreja de S. Vicente, em Braga, naquela que foi a sua última conferência quaresmal deste ano, dedicada ao Sacramento da Eucaristia.

Neste diálogo com a comunidade de S. Vicente, que está a comemorar os 88 anos da paróquia, o prelado abordou alguns aspetos do programa pastoral da Diocese no que diz respeito à Liturgia, centrando-se mais no modo como revitalizar as celebrações.

«Para que a Eucaristia manifeste verdadeiramente a Igreja, construa verdadeiramente a Igreja, é necessário uma preparação cuidada das celebrações, assim como uma urgente revitalização da celebração litúrgica, dar vida às nossas liturgias e à nossa Eucaristia», defendeu.

Referindo que o modo como se celebra a Eucaristia pode manifestar uma «Igreja bela e atraente» ou, então, «desfigurar o rosto da Igreja», o prelado explicou que a revitalização da celebração litúrgica passa por ter uma assembleia de cristãos «viva, participativa e reconciliada, em comunhão», e não uma «assembleia amorfa».

«Importa que as nossas celebrações não sejam ações meramente privadas, mas que o Sacramento da Eucaristia signifique desde o princípio como que o sacramento da unidade, numa convicção muito grande de que a Eucaristia manifesta a Igreja», sublinhou o Arcebispo de Braga, depois de alertar para o «modo às vezes descuidado ou superficial» como são apresentadas as celebrações, por parte de sacerdotes e leigos.

«Importa ter conciência, sempre que participamos na Eucarista, o empenho que colocámos na celebração da própria Eucaristia, isto é, construir a própria Igreja», acrescentou D. Jorge Ortiga.

O prelado fechou, assim, uma série de quatro conferências organizadas pela Arquidiocese para ajudar os crentes neste período de preparação para a Páscoa.

DM, 10 de Abril de 2014