Arquidiocese de Braga -

29 abril 2014

ATÃES INAUGURA RESTAURO INTERIOR DA IGREJA

Fotografia

A paróquia de Atães, Vila Verde, inaugurou no Domingo, dia da festa da divina Misericórdia e da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, o restauro interior da igreja, dedicada ao seu padroeiro São João Evangelista. O programa inclui a celebraç

\n

A paróquia de Atães, Vila Verde,  inaugurou no Domingo, dia da festa da divina Misericórdia e da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, o restauro interior da igreja, dedicada ao seu padroeiro São João Evangelista.  O programa inclui a celebração da Eucaristia e bênção pelo vigário geral da Arquidiocese de Braga, o cónego José Paulo Leite de Abreu. 

Nas cerimónias, com início às 9h30, participam o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, o presidente da Junta de Freguesia de Atães, Carlos Cação, para além do pároco, o padre Joaquim Filipe Dias Antunes, representantes do Conselho Económico e Paroquial de Atães e fiéis.

Segundo pároco de Atães, este restauro, executado no ano do quinto centenário do nascimento do Beato Frei Bartolomeu Fernandes dos Mártires, Arcebispo de Braga (1559-1581), coroa a reconstrução da capela de Santo Amaro (em 2010), pertencente à mesma paróquia de São João Evangelista e prepara a conclusão do restauro exterior da igreja (previsto para o verão destea ano).

A estrutura original do templo foi repristinada, eliminando a torre que guardava os pesos do antigo horológio e sino, agora eletrificado. 

Além disso, o teto foi completamente integrado e o chão está agora constituído de madeira de castanho e pedra de granito. ««Está resolvido o grave problema da humidade da igreja, graças também aos novos rodapés em pedra no interior e exterior», adianta o padre Joaquim Antunes. 

Para esta obra, «muito material» foi dado pelos paroquianos», enquanto a Camara de Vila Verde e a Junta de Freguesia ofereceram «grande parte» da mão de obra, bem como alguns materiais.

 Embora falte restaurar a parte exterior da igreja e a torre do sino, o sacerdote afiança que o edifício sacro «está pronto para celebrar com renovada alegria no final desta primeira semana de Páscoa»

O último restauro deste templo foi executado no 1971.

DM, 26 de Abril de 2014