Arquidiocese de Braga -
21 maio 2014
D. EURICO E A UCP EM BRAGA
O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa acolhe com enorme pesar a notícia do falecimento de sua Ex.cia Rev.ma o Sr. D. Eurico, Arcebispo emérito de Braga. O significado da sua passagem por Braga é fundamental para a UCP – e ao mesmo
O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa acolhe com enorme pesar a notícia do falecimento de sua Ex.cia Rev.ma o Sr. D. Eurico, Arcebispo emérito de Braga. O significado da sua passagem por Braga é fundamental para a UCP – e ao mesmo tempo para a região.
Herdando a presença em Braga da Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus, a primeira grande iniciativa de D. Eurico relaciona-se com a criação do Instituto Superior de Teologia, filiado na Faculdade de Teologia da UCP. Tratou-se de um enorme passo, no desenvolvimento dos estudos teológicos em Braga e no alargamento da presença local da UCP. A visão de longo alcance do Arcebispo Primaz permitiu que muitos dos antigos alunos e docentes do Seminário Conciliar enveredassem pelo estudo avançado da Teologia, concluindo os seus doutoramentos nas melhores Faculdades da Europa, e elevando assim consideravelmente o nível dos estudos teológicos em Braga. Esse processo conheceu um momento decisivo na passagem do Instituto a Núcleo da Faculdade de Teologia, por intervenção direta e incisiva de D. Eurico, que sempre acarinhou o projeto, permitindo total disponibilidade de alguns presbíteros da Arquidiocese para se dedicarem ao estudo da Teologia. A UCP passou a ter, assim, duas Faculdades em Braga. E o estudo da Teologia, agora com diplomas conferidos diretamente por Braga, continuou o seu progresso, até ter atingido elevados níveis, também na investigação e na publicação. Se hoje Braga é um centro teológico reconhecido em Portugal e no Estrangeiro, isso deve-se antes de tudo a D. Eurico. No próximo dia 23, sexta, as ruas da cidade serão palmilhadas por cerca de 400 alunos e docentes de Teologia de todo o país; isso só é possível, devido à sua intervenção visionária.
O mesmo se diga relativamente à criação, anos mais tarde, da Faculdade de Ciências Sociais e, com isso, do Centro Regional de Braga da UCP. A cidade dos Arcebispos passou a contar com um pólo autónomo da Universidade Católica e a servir, desse modo, os bracarenses, os minhotos e mesmo os transmontanos, com uma modalidade de ensino, formação e investigação pautada pelos princípios do humanismo cristão. A presença consolidada e cada vez mais visível da UCP em Braga deve-se, também, ao impulso e apoio permanente daquele que foi o seu primeiro patrono.
Tendo-lhe sucedido D. Jorge Ortiga, deu continuidade exemplar a essa iniciativa, vindo pois a confirmar aquilo que tinha sido o desejo do seu antecessor. Um grande homem – também um grande Arcebispo – mede-se, em grande parte, pela grandeza do legado que deixa e das pessoas que seguem as suas pisadas. Pelos seus frutos, podemos afirmar que hoje nos despedimos de uma grande Arcebispo de Braga. Até sempre, D. Eurico! Obrigado pelo que nos deu, quando se deu a Braga!
João Manuel Duque
Partilhar