Arquidiocese de Braga -
23 maio 2014
MARIA FOMENTA COMUNHÃO NAS COMUNIDADES DE ARCO DE BAÚLHE, FAIA E VILA NUNE
No passado 12 de maio, à noite, Nossa Senhora regressou à Comunidade de Arco de Baúlhe, saindo a procissão de velas da Igreja paroquial de Faia, passando Nossa Senhora para as mãos dos arcoenses na fronteira entre as duas comunidades. No próximo sábado (d
Celebrar a Fé torna-se um momento particular neste Mês de Maio.
Já lá vão sete anos que o Mês de Maio é vivido com muita devoção nas comunidades paroquiais de S. Martinho de Arco de Baúlhe, S. Tiago de Faia e Sto. André de Vila Nune, Arciprestado de Cabeceiras de Basto. Vivido de uma forma intensa, Nossa Senhora torna-se modelo e um elo de comunhão entre as comunidades. Como Virgem Peregrina, a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre, assim, as três comunidades. A “entrega de Nossa Senhora” é sempre feita no limite/fronteira das freguesias.
São quatro as Procissões Interparoquiais de Velas que iluminam a estrada e o coração dos fiéis, durante o mês. Luz, que partilhada, ajuda a tomar consciência de que, sozinho, a caminhada é difícil e que cada um, como pedra viva, faz parte de uma construção maior que é a Igreja. Alimentando esta religiosidade popular, celebrar a fé torna-se, deste modo, um mote para viver a comunhão, a exemplo de Maria.
Todos os anos, no último dia do mês de abril, a Comunidade Paroquial de Arco de Baúlhe “entrega” Nossa Senhora a uma comunidade vizinha. Este ano, a procissão de velas saiu da Capela de Nossa Senhora dos Remédios em direção à paróquia de Faia. A “passagem de testemunho”, a “entrega de Nossa Senhora” foi no limite da freguesia de Arco de Baúlhe e Faia, continuando a procissão de velas até à Igreja Paroquial de Faia, permanecendo aí Nossa Senhora alguns dias.
No passado 12 de maio, à noite, Nossa Senhora regressou à Comunidade de Arco de Baúlhe, saindo a procissão de velas da Igreja paroquial de Faia, passando Nossa Senhora para as mãos dos arcoenses na fronteira entre as duas comunidades.
No próximo sábado (dia 24), será a vez da comunidade de Vila Nune acolher o andor de Nossa Senhora que saíra da Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Arco de Baúlhe) e que regressará dia 31 de maio.
Como a história de Nossa Senhora de Fátima e seu santuário são inseparáveis da devoção mariana do Papa João Paulo II. Este ano, o novo santo (São João Paulo II) foi recordado, pedindo a sua intercessão pelas famílias.
Tapetes de flores, velas acesas, colchas nas varandas embelezam o trajeto da procissão, envolvendo toda a Catequese Interparoquial. Muitos fiéis marcam presença em cada procissão de velas. Nem mesmo o longo percurso entre as comunidades afasta as pessoas porque o seu amor a Nossa Senhora é mais forte! E seu amor a Nossa Senhora fortalece o seu amor a Deus.
Partilhar