Arquidiocese de Braga -

28 maio 2014

CERVÃES ACOLHEU PEREGRINAÇÃO DO BOM DESPACHO

Fotografia

No passado domingo, realizou-se a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cervães, arciprestado de Vila Verde. A celebração juntou «mais de sete centenas de pessoas», avançou em nota ao Diário do Minho o pároco, padre José Manuel Fe

\n

No passado domingo, realizou-se a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cervães, arciprestado de Vila Verde. A celebração juntou «mais de sete centenas de pessoas», avançou em nota ao Diário do Minho o pároco, padre José Manuel Fernandes.

A procissão da peregrinação ligou a capela de S. Bento da Ermida até ao santuário, contando com um «extenso tapete de flores», assinalou.

Chegados ao santuário, os fiéis participaram na celebração da Eucaristia, presidida pelo vice-arcipreste, padre António Rodrigues e concelebrada pelos párocos vizinhos ao santuário.

Os presentes foram convidados a «manifestar e celebrar a Fé tendo como guia e modelo a Senhora do Bom Despacho para que a todos ajudasse a guardar e cumprir os mandamentos de Jesus, tal como o Evangelho do dia exortava», apontou o pároco.

 Foi na presença das várias Comunidades paroquiais vizinhas (Cabanelas, Parada de Gatim, S. Martinho de Escariz, S. Mamede de Escariz, Oleiros, Igreja Nova, Alheira, Oliveira, S. Romão da Ucha) que o sacerdote local anunciou que pela primeira vez as cerimónias religiosas estavam a ser transmitidas, via internet, para os emigrantes e através de um ecrã gigante montado no exterior do Santuário. 

«Esta transmissão foi possível graças ao patrocínio de empresas locais e teve grande aceitação e correspondência pelos nossos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do mundo», aludiu.

Da parte da tarde, depois dos atos religiosos, realizou-se pela primeira vez um encontro de ranchos folclóricos para “bailar à Senhora”. «Esta iniciativa surgiu em vista de congregar as paróquias vizinhas ao Santuário e assim vivenciar a certeza que Maria é a Causa da nossa alegria», frisou o padre José Manuel Fernandes. Teve a participação dos Ranchos de Cervães, Cabanelas, Parada de Gatim, Infanto-juvenil de S. Romão da Ucha e Oliveira.

DM, 28 de Maio de 2014