Arquidiocese de Braga -

7 junho 2014

ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE LEIGOS

Fotografia

Nas vésperas da solenidade de Pentecostes, realizou-se a Assembleia Arquidiocesana de Leigos no Auditório Vita.

\n


Com a presença de 300 participantes, decorreu neste sábado a Assembleia Arquidicoesana de Leigos, no Auditório Vita. O encontro iniciou às 14h30 com a apresentação multimédia do carisma de cada um dos movimentos/associações/obras: movimento da mensagem de Fátima, Grupo Peregrinos, JOC, Comunidade Shalom, Movimento Encontros de Jovens Shalom, Equipas de Nossa Senhora, Renocamento Carismático Católico, Cursilhos de Cristandade, Legião de Maria, ACEPS, MIDADE, Movimento Cristãos Reformados, LOC/MTC, Liga Eucarística, Jovens Em Caminhada, Movimento Esperança e Vida, Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes Físicos, CPM, Shoenstatt, Obra de Santa Zita e Movimento por um Lar Cristão, Jovens Em Missão, Conferência Vicentina, Cor Unum e CNE.

Em seguida, decorreu um painel coordenado pelo Chefe Ivo (CNE), e com os intervenientes: D. António Moiteiro (Bispo Auxiliar de Braga), Paulo Flores (Educação), Jorge e Sandra (Família), António Rodrigues (Conferência Vicentina), Eduarda (Jovens) e Francisco Gonçalves (Saúde). A seguir ao painel actuou o grupo musical KYRIOS, terminando o encontro com a celebração da eucaristia.

O Senhor Arcebispo Primaz, na mensagem dirigida à assembleia, uma vez que se encontra em Roma, pediu aos presentes: «É esta comunhão na e para a Evangelização que gostaria de vos pedir. Não vos fecheis nos vossos grupos mas olhai o universo da Arquidiocese. Crescei e multiplicai-vos sem medo e sem espírito individualista. Saí e percorrei caminhos novos onde não chegou nenhum movimento. Acreditai que a Arquidiocese, imagem visível da Igreja, precisa de vós para chegar a todos os ambientes e lugares. O Espírito não vos concedeu o dom da timidez e a vossa espiritualidade pode chegar mais longe. Pode parecer árduo o caminho. Os resultados acontecerão e a vossa alegria será grande. Gostaria de vos oferecer um mapa da Arquidiocese e apontar-vos os vazios existentes. Infelizmente são muitos. É lá que devereis chegar dando testemunho duma fidelidade grande ao vosso carisma e integrando-vos na aventura de ser corpo.»