Arquidiocese de Braga -

12 junho 2014

D. JORGE INCENTIVA ESTUDANTES A PROCURAR UM PROJETO DE VIDA

Fotografia

O Arcebispo de Braga transmitiu ontem palavras de encorajamento e esperança à comunidade escolar do Agrupamento Dr. Francisco Sampaio, realçando que «o futuro pertence aqueles que ousam sonhar, acreditar, colocar diante de si um projeto e um ideal». D. Jo

\n

O Arcebispo de Braga transmitiu ontem palavras de encorajamento e esperança à comunidade escolar do Agrupamento Dr. Francisco Sampaio, realçando que «o futuro pertence aqueles que ousam sonhar, acreditar, colocar diante de si um projeto e um ideal».

D. Jorge Ortiga, que presidiu à missa de encerramento do ano letivo daquele Agrupamento de Escolas de Braga, na Basílica dos Congregados, dirigiu-se em particular aos alunos, incentivando-os a procurarem ter sempre em mente um projeto de vida.

«Os jovens têm diante um futuro do tamanho do mundo, mas só com um projeto eles poderão construir o futuro», disse o prelado.

Para reforçar esta ideia, o Arcebispo serviu-se de um pensamento de um autor que diz “a vida não consiste em ter boas cartas para jogar, mas sim em jogar bem com as cartas que se tiver”. Ou seja,  os jovens «têm que ser realistas e se comprometer e procurar dia a dia, momento após momento, ir construindo a sua vida, desenvolver a sua personalidade, o seu caracter, a sua maneira de ser». Um processo de crescimento que deve acontecer «sempre em relação com os outros e ao mesmo tempo numa atitude de compromisso com a sociedade que nos rodeia», disse o Arcebispo.

Pediu ainda aos jovens não fiquem no «alheamento, no estar espera, na expetativa», porque «um futuro não se constrói com expetativas, mas com compromissos».

Diante de uma assembleia repleta, sobretudo de alunos e professores, agradeceu a ideia do Agrupamento de encerrar o ano letivo com a celebração de uma missa de ação de graças na Basílica dos Congregados.

O diretor do Agrupamento, Jorge Amado, disse que apesar de sermos um Estado laico, a maioria do Agrupamento é católica e esta celebração foi também uma forma de aproximar a comunidade escolar. A  Eucaristia era para ser realizada na Escola, mas devido às obras não foi possível.

Estiveram presentes, entre outros convidados, o vice-presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, e o presidente da Junta de S. Victor, Ricardo Silva.

Firmino Marques indicou que «tudo está a ser feito» para a nova escola Francisco Sanches fique pronta a tempo do início do próximo ano letivo .

O Agrupamento tem cerca de dois mil alunos, do Pré-Escolar ao 9.º ano.

DM, 11 de Junho de 2014