Arquidiocese de Braga -
28 maio 2015
Concerto da Capella Duriensis em Vila do Conde
Iniciativa decorre na Igreja de Santa Clara, paróquia de S. João Baptista, no dia 05 de Junho pelas 22h00.
No próximo dia 5 de Junho, pelas 22h00, a paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde promove a realização de um concerto na Igreja de Santa Clara com o grupo coral Capella Duriensis.
Inicialmente fundada como um grupo musical para aperfeiçoamento do solfejo, a Capella Duriensis desfruta agora de uma reputação crescente como "embaixadora" internacional da música sacra portuguesa.
Os programas de concerto da Capella Duriensis combinam e, simultaneamente, contrapõem obras renascencistas a cappella, com organum medieval, canções populares da Europa Ocidental e Oriental, música sacra da Igreja Ortodoxa Oriental e composições dos séculos XX e XXI. O CD "O Rito Bracarense", recentemente editado, envolveu pesquisas e transcrições de manuscritos dos arquivos musicais da Sé de Braga.
A Capella Duriensis tem vindo a promover desde 2012 a cultura musical portuguesa através da apresentação de concertos em mosteiros e monumentos de todo o país. Ao longo do primeiro ano de actividade, o ensemble recebeu convites para festivais em Leiria, Alcobaça, Lisboa e ilhas dos Açores. Após uma tournée no Reino Unido em 2012, nas catedrais de Wells e Bristol, a Capella foi distinguida como "maravilhosa embaixadora" da música portuguesa. No ano de 2014, viajaram em digressão pela região Oeste da Inglaterra, realizando concertos na catedral de Truro e na Abadia de St. German. Neste momento já há outra série agendada para Londres e Holanda.
Em 2014, a Capella Duriensis criou o projecto "Música dos Ritos Medievais" para a Euroradio Early Music Series. Estas séries transmitiram seis concertos dedicados à música dos antigos ritos cristãos: Sarum, Bizantino, Ambrosiano, Romano Antigo, Braga e Galicano. Cada concerto foi realizado por um ensemble vocal europeu: Sospiri, de Oxford, Coro Ortodoxo da Universidade da Finlândia Oriental, Gregoriana, da Eslováquia, L'Académie Vocale de Paris, os monges da Abadia de Solemnes e Capella Duriensis.
Partilhar