Arquidiocese de Braga -
22 setembro 2015
Braga volta à época Barroca
DACS
São mais de 30 as propostas de animação cultural da “Braga Barroca”.
A “Braga Barroca” arranca já amanhã e leva a cidade a uma viagem de regresso aos séculos XVI e XVII. Concertos, teatros, bailes, animação de rua, saraus e visitas encenadas ao património da cidade vão marcar a iniciativa, que decorre entre os dias 23 e 27 de Setembro.
Ao longo dos cinco dias do evento, a animação de rua terá uma forte presença em diferentes espaços do centro histórico, marcando os usos e costumes daquele período. Como complemento das principais actividades a desenvolver, estará uma mostra de licores e doçaria setecentistas.
De entre as mais de 30 propostas de animação cultural, destacam-se a performance do actor António Durães que, em conjunto com a soprano Ana Vieira Leite, dará voz ao “Sermão do Bom Ladrão”, do Padre António Vieira, dia 23 na Igreja de S. Paulo. No dia 24 poderá assistir ao concerto “Estações de Vivaldi”, seguido da sessão de história local, "Barroco Local, Barroco Global", na Igreja da Misericórdia.
No dia 25, a vinda da corte de D. João V e da rainha de Espanha a Braga – que remonta a 1741 - será recriada pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Já no dia 26, além de visitas guiadas, será a estreia do concerto barroco, na Sé, pelo Coro da Casa da Música, sob a direção do Maestro Paul Hiller. A encerrar a “Braga Barroca”, dia 27, estará o concerto de cravo por Pilar Montoya, cravista e bailarina.
Para Lídia Dias, vereadora da Cultura, a “Braga Barroca” apresenta um “enorme incremento em termos de programação” nesta segunda edição. “O objectivo é evidenciar a parte monumental e patrimonial da cidade Barroca, assim como os usos e costumes daquele período histórico”, revelou na sessão de apresentação do evento.
A iniciativa conta com uma organização conjunta dos pelouros da Cultura e do Património, com o Museu dos Biscainhos, o Conservatório Calouste Gulbenkian, o Conselho Cultural da Universidade do Minho, o Cabido da Sé de Braga, a Nova Comédia Bracarense, a Santa Casa da Misericórdia de Braga e o Seminário de S. Pedro e S. Paulo, a que se juntam o PIF’H e o Tin.Bra.
O evento está integrado nas comemorações das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de Setembro.
Para além das comemorações no âmbito da “Braga Barroca”, a partir de sexta-feira, dia 25 de Setembro, serão também afixadas um conjunto de 14 placas identificativas dos monumentos barrocos da cidade.
A Câmara de Braga elaborou, ainda, um caderno dirigido às escolas intitulado “À Descoberta de Braga Barroca”, parte integrante de um conjunto de materiais pedagógicos que serão disponibilizados aos estabelecimentos de ensino do concelho.
Partilhar