Arquidiocese de Braga -

23 outubro 2015

Bênção e Sagração do Santuário de S. Torcato

Fotografia

DACS

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, preside à cerimónia de Solene Sagração.

\n

No próximo Domingo, dia 25 de Outubro, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, procede à Benção e Sagração do Santuário de S. Torcato, em Guimarães.

Depois de quase dois séculos (cerca de 190 anos) foram concluídas as obras do Santuário, o que para a Irmandade de S. Torcato constitui um "momento histórico".

"O Santuário é uma obra grandiosa que enfrentou dificuldades imensas na sua concepção e construção. Conheceu problemas económicos e até no recrutamento de pessoas com a habilidade e o conhecimento imprescindível para erguer um edifício com esta dimensão. Estamos a encerrar um ciclo iniciado por todos os nossos antecessores", explicou a Irmandade ao jornal "O Comércio de Guimarães".

As festividades já começaram na quarta-feira com o tríduo preparatório. No Domingo, a eucaristia solene tem início pelas 10h30.

 

Uma veneração de séculos

Desde há muitos séculos que o corpo do Santo é venerado por imensos fiéis. Foi a partir desta grande devoção que levou à decisão de construir o Santuário, cujas obras iniciaram em 1825.

Segundo a lenda, o corpo de S. Torcato foi encontrado no ano de 719, no local onde foi erigida a Capela da Fonte do Santo, depois de ter sido morto ao impedir a entrada do exército árabe comandado pelo General Muça.

Um cego terá "visto" uma estrela cair no local, fazendo com que o povo desflorestasse a área e descobrisse o corpo do mártir. A Capela foi então construída com o intuito de acomodar o corpo de Torcato, Santo e missionário.