8 fevereiro 2016

Discípulos missionários em conversão de coração

Fotografia DR

DACS

Mensagem para a Quaresma do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Foi hoje publicada a Mensagem para a Quaresma do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Com o título “Discípulos missionários em conversão de coração”, a mensagem começa por reconhecer uma necessidade de mudança e de um novo caminho a percorrer.

“Não é fácil sintetizar, num contexto multicultural como aquele em que vivemos, o que caracteriza a vida das pessoas. Creio não fugir à verdade ao afirmar que se impôs uma sede de autonomia, agravada por mecanismos de arrogância de personalidade. Negligenciamos, infelizmente, qualquer apelo à interioridade e a reconhecer, com humildade, a necessidade de mudar de rumo. Na linguagem cristã, este movimento interior é sinónimo de conversão. Um caminho que visa o reconhecimento do pecado e o desejo de avançar por caminhos diferentes. Neste percurso não estamos sós. Ao nosso lado estão amigos, sacerdotes e mestres espirituais com quem podemos dialogar e pedir orientação”, escreveu o prelado.

D. Jorge Ortiga afirmou ser, neste momento, necessário “regressar a Cristo” e por ele deixar-se seduzir. O arcebispo apontou a fraternidade e a capacidade de escutar o outro como elementos fundamentais para a conversão, de forma a que a comunidade cristã possa tornar-se “missionária”.

Citando as palavras do Papa Paulo VI – que realçou a necessidade de a “Igreja aprofundar a consciência de si mesma e meditar sobre o seu mistério” – e do Papa Francisco – que pediu “a todas as comunidades que se esforcem por usar os meios necessários para avançarem no caminho de uma conversão pastoral e missionária” – D. Jorge Ortiga apelou ao acolhimento pleno da Caminhada Quaresmal.

“Peço a todas as comunidades que acolham a Caminhada Quaresmal preparada pela Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Litúrgica e Sacramentos. “Dai-nos um coração puro” repleto da Misericórdia de Deus, aberto à conversão e comprometido com a Igreja e com o bem da sociedade. Recordemos, também, que a misericórdia se expressa na partilha de bens materiais, como consequência de renúncias concretas ao supérfluo ou desnecessário. Continuaremos, perante os inúmeros pedidos de ajuda, a destinar a renúncia quaresmal para o nosso Fundo “Partilhar com Esperança” e, numa manifestação da consciência missionária, apoiaremos as diversas iniciativas para concretizar o protocolo de cooperação com a diocese de Pemba, Moçambique”, sublinhou.

D. Jorge Ortiga concluiu a Mensagem para a Quaresma apelando a todos os fiéis para se deixarem invadir pela Misericórdia Divina, de forma a que seja ela a conduzir as suas vidas.

Download de Ficheiros

Mensagem para a Quaresma