2 março 2016

Paróquia de Nine vive solenidades do Senhor dos Passos

DACS com Vânia Pereira

Celebrações começam no Sábado, dia 05, às 19h30, com a missa vespertina e a procissão de velas com o andor de Nossa Senhora das Dores a sair da Igreja Paroquial.

A comunidade paroquial de Nine, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, vive no próximo fim-de-semana, dias 5 e 6 de Março, as Solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias da Quaresma. As iniciativas são já tradição na paróquia, sempre no IV Domingo do tempo de preparação para a Páscoa.

As celebrações começam no Sábado, dia 05, às 19h30, com a missa vespertina e a procissão de velas com o andor de Nossa Senhora das Dores a sair da Igreja Paroquial em direcção à capela de Santo António.

Já no domingo, dia 06, pelas 11h00, realiza-se a eucaristia, com transmissão pela rádio. Da parte da tarde, às 15h00, tem lugar a Procissão do Senhor dos Passos, que se inicia com o sermão do Pretório na Igreja Paroquial, sendo complementada por vários momentos como a paragem para a encenação ao vivo da condenação de Jesus, o encontro de Jesus com Sua Mãe, as encenações do encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém, da queda de Jesus, de Jesus a ser ajudado por Simão de Cirene a levar a Cruz e da crucificação e morte de Jesus, para além do sermão do Calvário.

A procissão é acompanhada pelo canto da Verónica, pelos cavalos da GNR, pela Fanfarra, pela Banda de Música e por mais de duas centenas de figuras bíblicas.

Conta ainda com a participação do Agrupamento de Escuteiros, do Grupo de Jovens, da Catequese, e dos vários grupos e movimentos da paróquia.

As diversas encenações estão a cargo do Grupo de Teatro Greculeme, oriundo de Lemenhe, Vila Nova de Famalicão.