Arquidiocese de Braga -
7 maio 2016
Papa Francisco: discurso às guardas suiças
\nDia 6 de Maio é a comemoração, no Vaticano, da morte dos 147 soldados suíços que caíram em defesa do Sumo pontífice em Roma, no ano de 1527. O evento está a ser comemorado, no Vaticano, já desde o passado dia 5 de Maio e ontem, 6, na Basílica de S. Pedro, a Missa comemorativa presidida pelo Cardeal Secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin. Depois foi a comemoração dos caídos e a atribuição de prémios aos destacados. A tarde foi marcada pelo juramento de 23 novos recrutas. E finalmente hoje o encerramento das comemorações com a audiência do Papa a todo esse corpo de defesa pontifícia e seus familiares…
“ Sinto satisfação em poder encontrar-vos e festejar convosco, também para exprimir o meu apreço e a minha gratidão pelo vosso serviço, a vossa disponibilidade e a vossa fidelidade à Santa Sé ”
Depois o Papa dirigiu-se de modo particular aos novos recrutas com estas palavras:
“É belo ver jovens, como vós, que dedicam alguns anos da sua vida à Igreja, e mais concretamente, ao Sucessor de Pedro: é uma ocasião única para crescer na fé, para experimentar a universalidade da Igreja, para fazer uma experiencia de fraternidade ”.
O Papa recordou-lhes depois que o seu trabalho é uma missão que lhes é confiada pelo Senhor e que é também uma oportunidade para aprofundarem a “amizade com Jesus e caminhar e caminhar em direcção à meta de toda e qualquer verdadeira vida cristã”. Uma oportunidade também para experimentarem a universalidade e maternidade da igreja “que acolhe em si, na própria unidade, a diversidade de tantos povos”.
O Papa terminou convidando-os a fazerem do seu trabalho uma experiência de fraternidade: “deveis estar atentos uns aos outros de modo a vos apoiar mutuamente no trabalho quotidiano e para vos enriquecerdes reciprocamente, recordando-vos sempre que “somos mais beatos no dar do que no receber”.
(from Vatican Radio)...
Partilhar