Arquidiocese de Braga -
21 dezembro 2016
Presépio português é candidato a património imaterial
A par de Portugal, também os presépios da Alemanha, Suíça, Espanha e Itália são candidatos.
O presépio tradicional português é candidato a património imaterial da humanidade, inserindo-se numa candidatura mais abrangente apresentada pela Federação Mundial dos Presépios à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Tal como Portugal, também a Alemanha, Suíça, Espanha e Itália apresentaram a sua candidatura, o que, segundo o director do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da diocese de Beja, José António Falcão, pode “dar força à mobilização do património cultural português”.
José António Falcão salienta a importância da candidatura para a preservação das “mais diferentes manifestações” ligadas à representação do Natal.
O DPHA da diocese de Beja tem feito um “levantamento sistemático” de peças que estão sob a tutela da Igreja, de museus e de famílias, que no caso dos presépios está a inspirar a criação de “oficinas de arte presepística, da arte de construir e montar presépios”, para passar a tradição às novas gerações, tal como explica o director do departamento.
O presépio tradicional português pode ser visto na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Beja, até dia 6 de Janeiro. Este presépio tem a particularidade de integrar materiais como conchas — comuns nos presépios do litoral alentejano — e flores de papel.
Partilhar