Arquidiocese de Braga -
31 dezembro 2016
D. Nuno Almeida: “A família é a obra-prima de Deus”
![](https://diocese-braga.pt/storage/contents/contents_IiMOIa/WP_20161230_21_39_29_Pro (1).jpg)
DACS
O bispo auxiliar reflectiu sobre a família num encontro realizado ontem, em Fafe.
A família é “preciosa para Deus”, podendo mesmo afirmar-se que “é a Sua obra-prima”, referiu o bispo auxiliar de Braga D. Nuno Almeida no Encontro de Famílias que decorreu ontem à noite em Fafe.
Durante o encontro foram homenageados 42 casais, que celebraram o seu 1º, 25º, 50º ou 60º aniversário de matrimónio. O bispo, convidado a reflectir sobre a família, deixou três orientações para que “o amor cresça e se renove a cada dia” no seio familiar: “a família deve permanecer ligada à nascente do amor”, devem cultivar-se “os valores verdadeiros” e “ter como modelo a Família de Nazaré”.
Na sua reflexão, D. Nuno Almeida frisou a importância de, em todas as circunstâncias, se associar a palavra amor à palavra família. “Nada mais constitui, liga, constrói e reconstrói a família senão o amor”, justificou.
“Não existem as famílias perfeitas que a publicidade falaciosa e consumista nos propõe. Nelas, não passam os anos, não existe a doença, a tribulação nem a morte. A publicidade consumista mostra uma realidade ilusória que não tem nada a ver com a realidade que devem enfrentar no dia-a-dia os pais e mães de família”, advertiu o prelado, citando o Papa Francisco.
O bispo auxiliar sublinhou ainda a importância de se usar as palavras “com licença”, “obrigado” e desculpa”, para que nunca falte a paz e alegria no seio familiar.
O amor divino, destacou, é essencial às famílias. “Quando no coração dos membros da família este amor verdadeiro está vivo, não existem problemas insolúveis, nem obstáculos que não possam ultrapassar-se, nem obstáculos que não possam vencer-se, nem fracassos que não possam ser perdoados”, acrescentou.
D. Nuno Almeida transmitiu ainda uma mensagem do Arcebispo Primaz, que felicitou as famílias presentes, em particular os 42 casais que celebravam aniversário de matrimónio. “Continuai a partilhar toda a vossa vida um com o outro, como verdadeira arca da aliança, onde cada um guarda o seu tesouro e a sua pérola”, aconselhou D. Jorge Ortiga, pela voz do bispo auxiliar.
O encontro terminou com um concerto interpretado pelo Pe. Sandro Vasconcelos e a sua banda Evangelium Cantate.
Partilhar