Arquidiocese de Braga -

24 março 2017

Tadim leva encenação da “Paixão de Cristo” a Castelo Branco

Fotografia Dario Silva

DACS com Pe. João Torres

A comunidade paroquial de Tadim é responsável por todos os trabalhos que envolvem a encenação.

\n

A Paróquia de Tadim, em Braga, leva à cidade de Castelo Branco a encenação da Paixão de Cristo. O evento decorre no dia 1 de Abril, entre as 21h e as 23h.

A comunidade paroquial de Tadim apresenta, anualmente, a Paixão de Cristo, um projecto com envolvimento transgeracional, que consiste na recriação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Este ano, para além da habitual encenação em Tadim, haverá uma apresentação em Castelo Branco.

A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, que decorre em 15 actos — inicia com a “Entrada triunfal em Jerusalém” passa pela “última ceia” e finaliza no “Calvário” —, conta com a participação de cerca de 160 actores.

A comunidade paroquial de Tadim é responsável por todos os trabalhos que envolvem a encenação: produção e montagem dos cenários, criação do guarda-roupa, caracterização, adereços, elaboração do guião, trabalho de encenação e divulgação. A componente musical está a cargo do coro da paróquia de São Bartolomeu de Tadim.

O objectivo da encenação, explica o coordenador do evento, Bruno Ferreira, é “ajudar todos os membros da comunidade a compreender que a vivência da fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda”. “Temos que inventar formas de cativar os paroquianos e levá-los a assumirem compromissos na comunidade”, acrescentou. 

“Evangelizar e aprofundar o sentido de pertença à comunidade e combater uma certa cultura religiosa do imóvel, apático, dentro de um mundo que é mudança” constituem as prioridades da dramatização, afirmou o pároco de Tadim, João Torres. 

Sobre o envolvimento da comunidade nesta missão, o pároco salientou: “É uma oportunidade de fazer a experiência, embora limitada, da Paixão de Cristo, para não permitirmos que se repitam aqueles tempos desgraçados de intolerância religiosa. Trata-se de querer curar as nossas raízes de maldade, acolher o bem e o belo e de fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.

Em Tadim, a encenação será no dia 8 de Abril, às 21h, próximo da igreja paroquial.