13 outubro 2017

Pe. Domingos Novais: 70 anos de sacerdócio

Paróquia de Santo Adrião | DACS

Eucaristia presidida por D. Francisco Senra Coelho foi ponto alto das comemorações.

A 12 de Outubro de 2017, a paróquia de Santo Adrião de Macieira de Rates do arciprestado de Barcelos, assinalou o 70º aniversário de Ordenação Presbiteral de um sacerdote natural da comunidade, o pe. Domingos Novais.

“Estando a paróquia de Macieira de Rates a viver o tempo de graça da Visita Pastoral, não poderia deixar passar em branco uma marca tão significativa de um “filho da terra”. De forma simples, profunda e com sentido, a comunidade paroquial mobilizou-se para celebrar mais um aniversário de ordenação sacerdotal do Pe. Domingos Rios Novais. Este sacerdote, depois de mais de um sexénio dedicado ao serviço pastoral na arquidiocese de Braga, está agora a residir e a usufruir de um tempo de descanso na paróquia que o viu nascer, juntamente com a sua família. Aí continua a marcar todos com quem se cruza pela sua presença discreta, orante e bem humorada, que não deixa indiferente quem quer que seja”, adiantou a paróquia em comunicado.

O ponto central das comemorações foi a celebração da Eucaristia presidida por D. Francisco Senra Coelho que neste momento se encontra em Visita Pastoral à comunidade. Durante a celebração de acção de graças, o bispo auxiliar de Braga não se cansou de frisar o belo e fecundo testemunho sacerdotal que o homenageado representa para a Igreja e para esta comunidade em particular. Fazendo memória dos sacerdotes falecidos e rezando pelas vocações (matrimoniais, sacerdotais, laicais, religiosas, missionárias e contemplativas), D. Francisco sublinhou, a partir da Liturgia da Palavra, que o carácter sacerdotal do Povo de Deus tem expressões concretas em comunidades e em pessoas.

O prelado lançou ainda um repto a todos os presentes, para que, seguindo o testemunho eloquente do Pe. Domingos, não façam apenas acções cristãs, mas de forma mais exigente sejam cristãos. No final da Eucaristia, seguiu-se um momento de convívio para todos os presentes.

Domingos Matos Rios Novais nasceu em Macieira de Rates a 8 de Agosto de 1924. Depois de frequentar, durante 11 anos, os Seminários Arquidiocesanos, foi ordenado presbítero a 12 de Outubro de 1947. Dedicou toda a sua vida ao serviço pastoral, sem perder nenhuma ocasião de juntar mais ovelhas ao rebanho que lhe foi confiado. Por isso e como é bem conhecido, sempre treinou a pontaria na dedicação à caça desportiva, durante os seus tempos livres.

“O Pe. Domingos Rios Novais é um testemunho vivo de que a graça de Deus opera na vida verdadeiramente humana, tornando um projeto de vida fecundo ao serviço dos outros e do Reino de Deus. Por isso, a comunidade cristã de Santo Adrião de Macieira de Rates, verdadeiramente agraciada, dá também graças a Deus pela vida e pela entrega sacerdotal do Pe. Domingos Novais”, concluiu a paróquia.