31 janeiro 2018

Fotografia Pedro Malta

Balasar (Santa Eulália)

Historial

O Grupo Coral Litúrgico de Santa Eulália de Balasar foi fundado em 1968 pelo Padre Francisco Dias de Azevedo.

Anima a Eucaristia Dominical das 9.00 h. e várias celebrações festivas ao longo do Ano Litúrgico.

Cerca de 70% do seu reportório é cantado a 4 vozes mistas e os restantes 30% a duas vozes ou uma voz.

É formado por pessoas de várias idades: adolescentes, jovens e adultos. Actualmente é constituído por 28 elementos.

Já participou em vários encontros de coros e concertos de natal e animou várias Eucaristias transmitidas pelo canal de Tv Canção Nova.

O Reportório de cânticos é essencialmente de música sacra, embora em certas circunstâncias interpreta outros géneros de música inclusive profana.

Desde dezembro de 1996 é dirigido artisticamente por Pedro Jorge de Sousa Malta.

Atividades marcantes:

1978 - Eucaristia festiva da conclusão das obras de restauração e ampliação da Igreja Paroquial;

1984 - IX Encontro de Coros Paroquiais da Arquidiocese de Braga na Póvoa de Varzim em homenagem ao Dr. Manuel Faria;

2004 - Centenário do Nascimento da Beata Alexandrina, 30 de março;

2004- Beatificação de Alexandrina de Balasar, 25 de abril;

2012 – Homenagem ao Pe. Francisco Dias de Azevedo em 12-02-2012, fundador do Grupo Coral Litúrgico de Balasar;

2012 – Gravação do CD, “ Florinha da Eucaristia” – Beata Alexandrina, dias 4 e 5 de setembro, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates;

2013 – Apresentação do CD “Florinha da Eucaristia” – Beata Alexandrina, dia 25 de abril;

2017 – Gravação do Hino da Associação Desportiva e Cultural de Balasar, 11 de março.

Director Artístico: Pedro J. S. Malta

Nasceu em 19 de maio de 1977 em Balasar. Actividade profissional: Assistente Técnico; musicólogo.

Em 1987 entra para o coro de crianças que anima as eucaristias dominicais das 10.30 horas.

De 1989 a 1994 tem aulas de canto coral com Padre Henrique Faria.

De 1989 a 1991 tem aulas de Formação Musical e Solfejo com Padre José Agostinho; de 1991 a 1992 com Padre José Oliveira e de 1992 a 1995 com Maestro Azevedo Oliveira.

Começa a tocar o Método de Órgão de Sousa Marques com Padre Campos em 1993.

Em 1994/1995 tem aulas de Canto Gregoriano e História da Música com Maestro Azevedo Oliveira.

Em agosto de 1995 entra para o Grupo Coral e é integrado nos baixos. No início de novembro do mesmo ano começa a ser integrado na direção artística do Grupo Coral pelo Padre Francisco Dias de Azevedo.

Assume a direção artística do grupo Coral Litúrgico de Balasar em Dezembro de 1996 e em paralelo o Coro de Crianças até aos dias de hoje.

Inicia o Curso Básico de Piano na Academia de Música de S. Pio X em Vila do Conde em 1998 que o frequenta até ao final do primeiro semestre do 5º Grau. Neste período participou em Várias audições escolares para Piano no Salão de Festas do Centro de Juventude de Vila do Conde e no Auditório Municipal de Vila do Conde.

Participa nos concertos de Natal organizados pela Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a Academia de Música S. Pio X e o C. C.O em 1999.

Ao longo destes anos participou em várias formações de Liturgia e Música Sacra.