Arquidiocese de Braga -

21 fevereiro 2018

Cáritas faz recomendações para “melhorar a vida dos jovens”

Fotografia

DACS

A organização vai apresentar um estudo intitulado “Os jovens na Europa precisam de um Futuro!”.

\n

“Os jovens na Europa precisam de um Futuro!” é o título do relatório da Cáritas sobre a actual situação dos jovens que vai ser apresentado no dia 27 de Fevereiro, às 10h30, no auditório Mário Murteira, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). 

Na apresentação estarão presentes o secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e a chefe de representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves.

“Os jovens na Europa precisam de um Futuro!” resulta de uma análise à actual situação dos jovens portugueses integrada numa visão europeia. 

Uma das principais conclusões do estudo, coordenado pela Cáritas Europa, aponta o facto de as políticas dos últimos dez anos não terem conseguido quebrar os ciclos de pobreza geracional.

O relatório contém um conjunto de cinco recomendações da Cáritas para a melhoria da vida dos jovens em Portugal, com medidas como “promover níveis salariais dignos, prevenir a precariedade laboral, as irregularidades e a evasão fiscal nos contratos laborais”. 

A nível europeu, o estudo revela que a actual geração de jovens é a primeira a enfrentar o risco de pobreza em relação à geração dos seus pais. “A Cáritas Europa adivinha um novo tipo de pobreza juvenil: jovens casais trabalhadores que dificilmente conseguem suportar as suas despesas e que não podem construir uma família. A Cáritas chama-lhes de «SINKIES»”, revela a Cáritas em nota de imprensa. 

O presidente da Cáritas Portuguesa afirma, na mesma nota, que o estudo pretende evidenciar a realidade e que “quebrar ciclos de pobreza é uma responsabilidade de todos, com particular incidência nos que pensam as medidas políticas e naqueles que as devem executar com eficácia”.

A iniciativa insere-se na Semana Nacional Cáritas, que decorre até dia 4 de Março, durante a qual se procura evidenciar a acção da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.