28 fevereiro 2018

Faleceu o Pe. Armando Luís de Freitas

DACS

Missa exequial será celebrada na próxima quinta-feira, às 16h00, na paróquia de Sta. Eulália de Fermentões, Guimarães, indo a sepultar no cemitério local. Preside à celebração o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O Pe. Armando Luís de Freitas nasceu a 08 de Outubro de 1935, na paróquia de S. Pedro de Azurém, arciprestado de Guimarães. Foi ordenado sacerdote a 10 de Julho de 1960.

Após a sua ordenação, foi nomeado vigário cooperador da paróquia de Azurém, arciprestado de Guimarães. Passados quatro anos, foi nomeado pároco de Cavalões, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão. Um ano depois é nomeado pároco de Fermentões, arciprestado de Guimarães.

Em 1994 licenciou-se em história. E em 1995 é nomeado pároco de Penselo, arciprestado de Guimarães em acumulação com Fermentões.

Foi arcipreste do arciprestado de Guimarães e Vizela no quinquénio 2004-2008.

Em 2012 foi dispensado da paroquialidade de São João Baptista de Penselo, continuando com a paroquialidade de Santa Eulália de Fermentões.

Apenas em 2017, 52 anos após a sua nomeação como pároco de Fermentões, foi dispensado, a seu pedido e por razões de idade, do serviço pastoral, com a gratidão da Arquidiocese e das comunidades que serviu.

A Arquidiocese de Braga, o arciprestado de Guimarães e Vizela, e as comunidades paroquiais de Azurém, Cavalões, Penselo e Fermentões, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!