1 outubro 2018

Ano Missionário começa hoje

DACS com Agência Ecclesia

Iniciativa apela a um "maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais".

Decorre até Outubro de 2019 e é a resposta da Conferência Episcopal Portuguesa a uma iniciativa do Papa Francisco, o Mês Missionário Extraordinário. O Ano Missionário começa hoje, apelando a um "maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais".

“Ao longo deste Ano Missionário, de Outubro de 2018 a Outubro de 2019, façamos todos – bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, adultos, jovens, adolescentes, crianças – a experiência da missão. Sair. Irmos até uma outra paróquia, uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais”, refere a Nota Pastoral «Todos, Tudo e Sempre em Missão», divulgada na solenidade de Pentecostes, em Maio deste ano.

“Acolhendo com alegria a proposta do Papa Francisco de um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja, nós, Bispos portugueses, propomo-nos ir mais longe e celebraremos esse mês como etapa final de um Ano Missionário em todas as nossas Dioceses”, assinala a CEP.

A nota pastoral defende a necessidade de passar de uma “pastoral de mera conservação” para “uma pastoral decididamente missionária”.

“Trata-se de colocar a missão de Jesus no coração da própria Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia das estruturas, os resultados do trabalho, a fecundidade dos seus ministros e a alegria que são capazes de suscitar, porque sem alegria não se atrai ninguém”.