17 novembro 2018

Dia Mundial dos Pobres 18 de novembro de 2018

Balasar (Santa Eulália)

Mensagem do D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga

«A pobreza continua estampada em muitos rostos humanos»

Arcebispo de Braga aborda Dia Mundial dos Pobres que vai ter lugar este domingo.

O arcebispo de Braga dedicou uma nota pastoral ao Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica assinala este domingo, para realçar a urgência de não esquecer “os gritos dos pobres” que hoje continuam presentes no meio da sociedade.

“Atualmente damos por descontada a não existência dos pobres ou partimos do pressuposto de que todos já têm resposta para os seus problemas por parte de instituições eclesiais ou instâncias governamentais. Sabemos que não é assim”, frisa D. Jorge Ortiga, em texto publicado no jornal ‘Diário do Minho’.

O arcebispo primaz salienta que “a pobreza continua, de um modo visível ou envergonhado, estampada em muitos rostos humanos”, e que a falta de bens “essenciais para uma vida digna” é uma situação que “deveria inquietar as pessoas e as comunidades”.

No âmbito do Dia Mundial dos Pobres, D. Jorge Ortiga desafia os católicos a unirem esforços na busca de “respostas concretas para estas situações”.

“Importa que as comunidades conheçam todas as formas de pobreza existentes nas paróquias e se estruturem para oferecer respostas concretas, por si ou solicitando às entidades oficiais que cumpram o seu dever de cuidar de todos os cidadãos”, refere o arcebispo de Braga.

A promoção de um diagnóstico à realidade social é um dos pontos fundamentais do Programa Pastoral da arquidiocese minhota para 2018 – 2019, assim como a criação de grupos “semeadores da esperança”, que estejam mais próximos da realidade dos mais carenciados.

D. Jorge Ortiga destaca uma missão que faz parte do âmago de todo o ser cristão, chamado a “comprometer-se na eliminação de todas as desigualdades e injustiças”.

“Que os nossos grupos semeadores da esperança, para além da reflexão da Palavra, vejam a pobreza das paróquias como terreno a trabalhar para uma comunidade onde não existem ricos nem pobres, mas tudo é colocado em comum”, exorta.

Este sábado, pelas 21h30, D. Jorge Ortiga vai presidir a uma vigília de oração no âmbito do Dia Mundial dos Pobres, na igreja de Santa Cruz, durante a qual irá também rezar com um grupo de pessoas em situação de sem-abrigo.

“Rezemos juntos e corramos ao encontro de quem agradecerá a nossa colaboração”, pede o arcebispo bracarense. (Fonte Ecclesia)