Arquidiocese de Braga -

20 novembro 2018

"Não vamos julgar, vamos salvar”. Ponto SJ quer ouvir a voz dos pobres

Fotografia Ponto SJ

DACS

A iniciativa iniciou com um texto de D. Manuel Clemente e vai durar toda a semana.

\n

A Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas em Portugal promove, esta semana, no portal dos jesuítas – Ponto SJ – a iniciativa "Não queremos ser surdos à voz dos pobres", por ocasião do II Dia Mundial dos Pobres, celebrado este Domingo. A reflexão de ontem ficou a cargo do Pe. João Torres, da Pastoral Penitenciária da Arquidiocese de Braga.

No vídeo publicado pelo Ponto SJ, o pároco de Priscos, Guizande e Tadim "recusa paternalismos e receitas fáceis, mas garante que temos que “pôr em causa a nossa própria maneira de ver estas pessoas”. E lembra que os reclusos precisam é de gestos, de presença e de oportunidades.


De acordo com o Pe. Francisco Lemos, sj, "mais do que refletir abstratamente sobre a problemática da pobreza", a iniciativa do Ponto SJ pretende ajudar "a olhar e ouvir pessoas e situações concretas". "Mais do que falar sobre a pobreza gostaríamos, de um modo simples, de gerar uma maior capacidade de proximidade e acolhimento, uma maior sensibilidade ao clamor dos que sofrem a injustiça".

Na iniciativa estarão incluídos textos para procurar "ajudar-nos a escutar o clamor de quem vive situações como a toxicodependência, o estar preso, a doença, a precariedade e o isolamento na terceira idade". Os artigos podem ser encontrados na página do Ponto SJ.